sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Grupo faz campanha contra câncer de pele


Sociedade Brasileira de Dermatologia ofertará exames preventivos gratuitos pelo país
DE SÃO PAULOA SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) realiza amanhã uma campanha nacional que ofertará exames preventivos gratuitos para a detecção do câncer de pele, o tipo mais comum entre brasileiros acima de 40 anos.
Neste ano, a estimativa do Inca (Instituto Nacional do Câncer) é que o país registre 134.170 novos casos, 25% do total de tumores malignos.
A campanha envolverá 1.500 dermatologistas e outros profissionais da saúde, atendendo em 144 postos de saúde e hospitais públicos.
Segundo Marcus Maia, professor de dermatologia da Santa Casa e coordenador do programa nacional de prevenção ao câncer de pele da SBD, o foco da campanha são os pacientes de risco.
Entre eles estão pessoas com pele muito clara, cabelos ou olhos claros, muitas pintas ou sardas pelo corpo, quem já teve câncer de pele ou que tomou muito sol sem proteção ou ainda quem tem uma "feridinha" que está demorando para cicatrizar.
Maia afirma que todos os casos suspeitos serão submetidos a biópsias e, se o resultado for positivo, a pessoa terá tratamento garantido.
"Apesar de todas as campanhas preventivas, o número de casos de câncer de pele só cresce. As pessoas não se protegem como deveriam, com o uso de filtro solar."
A campanha nacional da SBD acontece há 13 anos. No período, atendeu mais de 420 mil pessoas. Desse total, 10% tiveram diagnóstico positivo de câncer de pele.
Os endereços de todas as instituições que participam da campanha podem ser consultados pelo site da SBD (www.sbd.org.br) e também pelo número  0800-7013187.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário