quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

CIÊNCIA » Isolamento quebrado há 4 mil anos‏

Austrália recebeu migrantes indianos muito antes de os europeus se estabelecerem na Oceania, diz estudo divulgado por pesquisadores alemães de antropologia evolutiva 

Estado de Minas: 16/01/2013 


Sidney – Indianos antigos migraram para a Austrália e se misturaram aos aborígenes há 4 mil anos, levando o ancestral do dingo com eles, de acordo com uma nova pesquisa que reavalia o longo isolamento do continente antes da colonização europeia. O dingo selvagem (Canis dingo) faz parte de uma espécie de lenda australiana, junto com os cangurus, mas muitas vezes esse animal é tratado como uma praga, que ataca ovelhas e gado. Acreditava-se que o vasto continente no Hemisfério Sul havia sido privado do convívio com outras populações até o desembarque dos europeus no final do século 18, mas as últimas evidências genéticas e arqueológicas invalidam essa teoria. 
Pesquisadores do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, em Leipzig, na Alemanha, relataram “evidências de fluxo gênico substancial entre as populações da Índia e da Austrália cerca de 4 mil anos atrás”. Eles analisaram variações genéticas de todo o genoma de aborígenes australianos a moradores de Nova Guiné, do Sudeste asiático e dos indianos, incluindo dravidianos do Sul. “A visão predominante é de que, até a chegada dos europeus, no final do século 18, havia pouco – ou não havia – contato entre a Austrália e o resto do mundo”, observou o estudo divulgado ontem.
No entanto, a análise de dados de todo o genoma forneceu uma "assinatura significativa de fluxo gênico da Índia para a Austrália que nós datamos de aproximadamente 4.230 anos atrás", ou 141 gerações. “Muito antes de os europeus se estabelecerem na Austrália, humanos haviam migrado do subcontinente indiano para a Austrália e se misturado aos aborígenes australianos”, disse o estudo.
“Curiosamente, a data coincide com muitas alterações no registro arqueológico da Austrália, que incluem uma mudança repentina nas técnicas de cultivo e ferramentas de pedra, e também com a primeira aparição do dingo no registro de fósseis”, comentou a pesquisadora Irina Pugach.
O estudo explica que, apesar de o DNA do dingo parecer ter sua origem no Sudeste asiático, morfologicamente o animal se assemelha mais a cães indianos. “O fato de detectarmos um fluxo de entrada substancial de genes da Índia para a Austrália, nessa época sugere que todas essas mudanças na Austrália podem estar relacionadas a essa migração”, acrescentou Irina. 
Os dingos percorrem os campos australianos, caçando sozinhos ou em bandos, e se comunicam por uivos similares aos dos lobos. Acredita-se que o termo dingo tenha sido cunhado pelos primeiros colonos a partir de uma palavra aborígene com som similar que significava um cão domesticado. 

ROTA AFRICANA
 Também foi descoberta uma origem comum entre as populações da Austrália, Nova Guiné e Filipinas, que seguiram uma rota de migração em direção ao sul para fora da África há mais de 40 mil anos. Os pesquisadores estimam que os grupos se separaram há cerca de 36 mil anos, quando a Austrália e a Nova Guiné formavam apenas uma massa de terra. “Fora da África, os aborígenes australianos são a mais velha população contínua no mundo”, disse Pugach, que é antropóloga molecular. A Austrália oferece algumas das primeiras evidências arqueológicas da presença de seres humanos fora da África, com sítios datados de pelo menos 45 mil anos atrás.

Parto ao vivo

Um santuário de primatas na África do Sul anunciou ontem que vai transmitir ao vivo o nascimento de um pequeno chimpanzé pela internet. A filial sul-africana do Instituto Americano Jane Goodall, com base em Nelspruit, vai transmitir ao vivo o parto de Nina, uma chimpanzé de nove anos que foi salva de caçadores no Sul do Sudão em 2007. Já on-line em http://lite.wildearth.tv/chimp-eden-nina-cam, as imagens mostram Nina deitada em bambu ou brincando com uma bola. Ela pula de vez em quando em poleiros ao redor da gaiola, fora do raio da câmera. Ela será 
uma mãe muito jovem – geralmente chimpanzés se reproduzem aos 15 anos. Ela deve dar à luz nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário