quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Silêncio insalubre - Bruna Sensêve‏

Cerca de 45% dos homens enfrentam dificuldade em ter ereção e escondem o problema. Distúrbio pode ser sintoma inicial de doenças graves 


Bruna Sensêve
Estado de Minas: 16/01/2013 


O primeiro medicamento oral para tratar a disfunção erétil foi aprovado em 1998 pela Food and Drug Administration (FDA), a agência de vigilância sanitária dos Estados Unidos. E causou impacto tão grande para os homens quanto a pílula anticoncepcional para as mulheres. Ganhou o apelido de diamante azul e pelo menos quatro similares no Brasil. Ainda assim, não foi capaz de ampliar o debate aos cuidados acerca da disfunção erétil. Uma década e meia depois do lançamento de um dos remédios mais famosos da história, a grande maioria dos homens continua sofrendo calada com os problemas. Urologistas estimam que 90% dos que sofrem de disfunção erétil preferem não procurar um médico e nem mesmo conversar com a companheira sobre o assunto.

Segundo o urologista Alain Dutra, do Hospital Santa Catarina, em São Paulo, o homem tem muita dificuldade em lidar com algo que ele considera equivocadamente ser uma vulnerabilidade ou até mesmo a falta de virilidade. Até os 40 anos, a principal causa do problema tem origem psicológica, mas, a partir daí a questão passa a ser, na maioria dos casos, orgânica (veja infografia). De acordo com pesquisa feita pelo Projeto Sexualidade, do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), dos quase 3 mil brasileiros analisados em 18 capitais, 45,1% apresentaram diferentes graus de disfunção erétil. 

De acordo com Luis Henrique Leonardo Pereira, urologista especializado em tratamentos para disfunções sexuais masculinas, femininas e de casal, e coordenador do Grupo de Andrologia de Florianópolis, de forma geral, a primeira dificuldade enfrentada pelos brasileiros é reconhecer a existência do problema. “Eles têm vergonha de se expor e dificultam o tratamento, têm uma autoestima mais baixa, afetando seus relacionamentos e até mesmo o rendimento no trabalho”, avalia.
 Para que haja a ereção, primeiro surge o desejo sexual, que é transmitido do cérebro ao nervo peniano, responsável por abrir a artéria peniana e preencher o órgão com sangue, deixando-o ereto e rígido. Homens com colesterol alto, diabéticos ou obesos podem fazer com que essa artéria se entupa, impedindo a passagem regular do sangue. 

“A disfunção erétil é um indicador de um problema de saúde que está se instalando. Grande parte dos pacientes que infartam ou que têm um derrame está há algum tempo com dificuldade de ereção. Eles, no entanto, não consideram um problema de saúde porque acham que, assim, estariam ficando menos homens.”

Efeito colateral Na contramão da resistência, a medicina caminha para tratamentos cada vez menos agressivos. O urologista Luis Henrique é o responsável pela criação do spray sublingual, uma opção mais moderna de tratamento contra a disfunção erétil em que a medicação borrifada na boca cai direto na corrente sanguínea. Antes dele e dos comprimidos vasodilatadores, a única saída era uma injeção peniana, aplicada poucos minutos antes da relação e que assustava muitos pacientes. No caso do tratamento sublingual, só de não precisar ser metabolizada pelo fígado, a quantidade de medicamento usado cai para apenas 10% do aplicado em comprimidos, causando, consequentemente, menos efeitos colaterais, como queda de pressão, rubor e dores de cabeça. 
O maior inimigo dos tratamentos, porém, está em um fator muito distante dos efeitos colaterais. De acordo com o Centro de Referência em Saúde do Homem em São Paulo, 20% deles usam os estimulantes sexuais inadequadamente. O desejo de melhorar o desempenho leva jovens de 20 a 35 anos a ingerirem medicamentos para a disfunção sem indicação médica. Os especialistas alertam que a medicação não funciona de forma instantânea e muito menos mágica. O usuário sem problema de ereção não terá o desempenho aumentado, mas corre o risco de sofrer dores de cabeça e musculares, diarreia, alergias, visão dupla e, em situações mais graves, cegueira. A ingestão não indicada também pode causar dependência psicológica, levando muitas vezes o paciente que não tinha o problema a desenvolvê-lo devido à ausência do medicamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário