quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Nina Horta

folha de são paulo

Colcha de retalhos
Sei bem do que o meu leitor gosta. Reminiscências. É uma enxurrada de e-mails quando se fala do passado
Há que se pensar nas pautas do ano que chegou. Os assuntos que se apresentam são interessantes.
Vamos ver se nos lembramos de todos, e o leitor pode ajudar mandando e-mails com suas histórias.
1- Brigas na comida. Quais são elas? A mais perigosa, por ter adeptos ferrenhos de todos os lados, considero os animais e sua morte. No céu, na água e na terra.
2- E o que significa mesmo a palavra "sustentável"? É fácil comer sustentavelmente? Quais os problemas, como sair deles?
3- Outro assunto candente que envolve escolas e pais é o fast-food. Como fazer para que a criança não se entupa de açúcar, de sorvetes, de chocolate, de biscoitinhos gostosos e coma muita cenoura? Esse dá panos para manga, pois é preciso ser "diferente" para puxar da lancheira um tomate e um ovo cozido em vez de comprar na cantina um hambúrguer com batata frita.
4- É possível voltar a plantar e a comer o se que planta? A nostalgia pela vida do campo tem bases sólidas? Você trocaria hoje a garrafa de leite, o café de máquina, o pão da padaria por ter que ordenhar a vaca, plantar, colher, secar, moer o café, fazer o pão com suas mãos criativas? Será que a vida do campo era mesmo melhor? Para a maioria, a utopia do campo seria impossível pela nossa ignorância a respeito.
5- O sabor da comida. O que fazer para que o tomate tenha o mesmo gosto do qual alguém se lembra, na infância? Ou daquele tomate do jardim que quando se pisa nas folhas solta um cheiro de tomate, de tomate de verdade, como foi feito por Deus? E que não tenha sofrido influências de biologia molecular, sequenciamento de DNA, modificações genéticas.
6- Os restaurantes e as novas máquinas cheias de tecnologia que ajudam a cozinhar. Técnicas, equipamentos, "sous-vide", centrífuga, nitrogênio, esferificadores, alginatos. O quanto podemos levar dessa onda para a nossa cozinha de casa e se vale a pena... E o dinheiro gasto? Será a cozinha do futuro?
7- Comidas muito experimentadas e que deram certo. Suas receitas passo a passo só são possíveis nos blogs. Os textos costumam ser enormes e não há espaço em jornais, revistas e mesmo em livros.
8- O crítico de comida, quem é ele? Tipos de crítica. Prós e contras. Os guias, os blogueiros. Restaurantes e a moda. Você sabe escolher o restaurante aonde vai? Quanto tempo vive um restaurante da moda? O que é um bom restaurante?
9- As comidas do mundo inteiro. Misturar tudo ou só fazer a comida com os ingredientes da terra?
E muita coisa mais, com certeza, mas são essas as de que me lembro no momento. Sei muito bem do que o meu leitor gosta.
10- Reminiscências. É uma enxurrada de e-mails quando se fala do passado. Aquela bala paulistinha, colorida que ia ficando uma agulha fina na boca, seu azedume, opa balinha ruim! E sei do que não gosta, que é do que mais gosto -resenhas de livros que dificilmente serão publicados aqui, resenhas em geral e restaurantes fora do Brasil.
Agora, se estiver muito bem escrito, se der um clique, o assunto pode ser qualquer um, que toca o coração do leitor. Vamos tentar o melhor.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário