quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Vargas Llosa abre ciclo do Fronteiras do Pensamento

folha de são paulo

Neurocientista português António Damásio é um dos oito palestrantes
Prêmio Nobel da Paz do Timor Leste e sociólogo espanhol também são destaques; portal vai abrigar as conferências
CASSIANO ELEK MACHADODE SÃO PAULOA terceira edição paulistana do Fronteiras do Pensamento terá mais fronteiras e mais pensamento.
A julgar pela programação anunciada ontem, em São Paulo, o principal ciclo de conferências do país terá, neste 2013, seu conjunto mais internacional e mais robusto intelectualmente.
Os oito convidados vêm de oito diferentes "backgrounds", dos Estados Unidos ao Timor Leste, da Austrália ao Peru, terra natal da maior atração deste ano.
De lá vem o escritor e ensaísta Mario Vargas Llosa, Prêmio Nobel em 2010, que abre a programação, em abril.
Em sua palestra ele deverá, a exemplo do que fez no recente Hay Festival Cartagena, pedir justamente mais pensamento. "Uma sociedade cloroformizada pelo baixo entretenimento é um convite à corrupção", vociferou no evento colombiano.
O convidado de outubro em São Paulo será o jurista timorense José Ramos-Horta, Prêmio Nobel da Paz de 1996.
Apesar dos oceanos e continentes que os separam no mapa, os dois "Nobéis" personificam um dos conceitos trabalhados pelo curador do projeto, Fernando Schüler.
"Cada vez mais, somos menos estrangeiros neste planeta que vai ficando pequeno", diz sobre as revoluções da informação pós-internet.
Neste quesito, por sinal, o Fronteiras estará bem servido. Um dos grandes pensadores das novas redes de informação, o sociólogo espanhol Manuel Castells, fará conferência em junho.
No mesmo mês, o ciclo receberá uma estrela da neurociência, o português António Damásio, autor de "O Erro de Descartes", que falará sobre o delicado equilíbrio científico de razão e emoção.
De casa nova, agora no teatro Geo, no Complexo Ohtake Cultural, o Fronteiras terá este ano também uma nova plataforma virtual.
O ciclo estreia o portal fronteiras.com, que abrigará audiovisuais inéditos e conferências anteriores do projeto, que, contando com sua edição gaúcha, já soma sete anos e mais de cem palestrantes.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário