quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Painel - Vera Magalhães

folha de são paulo

Para que a pressa?
À diferença de Marco Maia (PT-RS), Henrique Alves (PMDB-RN) não deve alimentar o confronto com o STF no caso da cassação dos deputados mensaleiros. Para dar sobrevida a João Paulo Cunha (PT-SP), José Genoino (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT), o novo presidente da Câmara planeja esticar prazos. Os processos seguiriam um longo trâmite depois do acórdão e da fase de recursos. Há quem aposte que os quatro consigam até concluir os mandatos.
-

Rotas de fuga Deputados governistas articulam para que os processos passem pelo Conselho de Ética, que votaria pelo arquivamento e os remeteria ao plenário. Outros defendem que a situação dos mensaleiros seja analisada pela corregedoria da Casa.

Capitania O Conselho de Ética é o único órgão da Casa ainda vago. Ricardo Izar (PSD-SP), filho e homônimo do deputado que comandou o órgão quando veio à tona o mensalão, pleiteou a presidência, mas não há definição. A corregedoria deverá ficar com Átila Lins (PSD-AM).

Vizinhança Depois dos recados do discurso de posse, Alves fará visita institucional ao presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, hoje à tarde. Antes, pela manhã, se encontra com Dilma Rousseff.

Companheiro O presidente da Câmara recebeu telefonema de Lula, parabenizando-o pela vitória. Combinaram um encontro no final do mês, em São Paulo.

Ziriguidum O STF cancelou sessões plenárias marcadas para a Quarta-Feira de Cinzas e para a quinta-feira.
Só love Após maratona de inaugurações no Paraná, anteontem, Dilma e o governador Beto Richa marcaram nova audiência em Brasília, após o Carnaval. A presidente, que pediu aplausos para Gleisi Hoffmann (Casa Civil), potencial candidata em 2014, quer preservar a boa relação institucional com o tucano.
Fim... Encerrada a quarentena de transição republicana, auxiliares de Gilberto Kassab reagirão em defesa de projetos prioritários da gestão anterior engavetados por Fernando Haddad.
... da trégua Miguel Bucalem, ex-secretário de Desenvolvimento Urbano, está incumbido de debater a recém-congelada Nova Luz com o atual titular da pasta, Fernando de Mello Franco.

#prontofalei De Gabriel Medina, coordenador de Juventude de Haddad, em seu Twitter: "Renan e Henrique Alves são a expressão da crise da democracia representativa brasileira. Triste!".

Mais um O prefeito paulistano apresentará antecipadamente a líderes governistas o pacote de projetos que enviará à Câmara após o Carnaval, entre eles o que prevê isenção da taxa da inspeção veicular. Na ocasião, deve receber a adesão do DEM, que apoiou José Serra em 2012.

Quebra-cabeças Serra tem reclamado, em privado, de aliados que sugerem sua nomeação para a Secretaria de Desenvolvimento de São Paulo. Diz que o movimento ocorre à sua revelia e o indispõe com Geraldo Alckmin.

Baixa Em carta, Mendes Thame comunicou aos dirigentes do PSDB-SP que deixará a coordenação do congresso estadual da sigla. O deputado preside a seção paulista do Instituto Teotônio Vilela e afirma ter sido escanteado no evento.

Bases Ao sinalizar à CUT que reabrirá diálogo com as centrais sindicais, Dilma procura isolar o desafeto Paulinho da Força (PDT). A presidente, que esteve com líderes do MST anteontem, confirmou que irá a encontro de mulheres camponesas.
com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

TIROTEIO
Fonteles é o Sherlock brasileiro? Seria bom se a Comissão da Verdade desvendasse agora as mortes de Celso Daniel e Toninho do PT.
DO DEPUTADO JAIR BOLSONARO (PP-RJ), sobre o ex-procurador-geral da República ter confirmado que Rubens Paiva foi assassinado no DOI-Codi.

CONTRAPONTO
Homenagem póstuma
Garibaldi Alves visitava Parelhas (RN), no mês passado, para comemorar o Dia de São Sebastião. Em clima de festa, o ministro da Previdência foi recebido calorosamente pelos convidados de seu Estado. Em determinado momento, uma senhora se aproximou e disse que gostaria de fazer uma solicitação:
-Olha, ministro, eu gostaria muito que o senhor viesse para o meu enterro!
Atônito com o inusitado pedido da conterrânea potiguar, Alves devolveu, sem titubear:
-Olhe, já eu não gostaria de lhe atender tão cedo...

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário