quinta-feira, 4 de abril de 2013

Preferido das cantoras (Pedro Baby) - Ailton Magioli‏

Pedro Baby, depois de brilhar ao lado de Gal Costa e Marisa Monte, prepara o seu primeiro disco solo. Filho de Baby do Brasil e Pepeu Gomes confessa sua admiração por João Gilberto 


Ailton Magioli

Estado de Minas : 04/04/2013 

O violonista e guitarrista Pedro diz que Baby leva para o palco uma verdade musical que não é comum nos artistas de hoje (Fernando Young/Divulgação)
O violonista e guitarrista Pedro diz que Baby leva para o palco uma verdade musical que não é comum nos artistas de hoje


Entre a mãe, Baby do Brasil, Gal Costa, Bebel Gilberto, Marisa Monte e Ana Carolina, ele fica com todas. Além de também já ter canções gravadas por Ivete Sangalo, Maria Rita e Preta Gil. No país das cantoras, Pedro Baby, de 34 anos, se dá bem. “A minha história de vida passa por elas”, constata o filho de Baby e Pepeu Gomes, lembrando que a mãe foi a grande incentivadora da carreira artística.

“Depois saí pelo mundo e fui tocar na noite”, recorda o guitarrista e compositor, que foi morar nos Estados Unidos em dois períodos distintos: de 1996 a 2001 e de 2003 até 2005, quando retornou de vez ao Brasil. Como revela, as viagens foram necessárias para encontrar a identidade pessoal. Sem grana, mas com documento no bolso, Pedro Baby “foi viver”. E como a irmã Zabelê também já morava no exterior, escolheu os EUA, onde, por necessidade, foi tocar na noite.

“Precisava muito disso e tive sorte, já que em Nova York há noite e baile que já não existem no Brasil”, compara o jovem artista, cuja formação foi forjada na noite da Big Apple. Exatamente lá ele acabou se deparando com Bebel Gilberto, a filha de Miúcha e João Gilberto, com quem tocou em várias ocasiões. De volta ao Brasil, depois de acompanhar Marisa Monte e Ana Carolina, veio o convite para fazer Recanto, o novo show de Gal Costa, com quem Pedro acaba de gravar e lançar CD/DVD ao vivo.

“Além da relação próxima que tenho com Gal”, relata o guitarrista, “tinha de retomar a coisa maternal que tive em casa. Sou meio filho de Gal também”, afirma Pedro Baby, que, a partir de então, diz se sentir em condição de encarar qualquer trabalho. “Daí a confiança de fazer o convite para minha mãe retomar a carreira”, confessa o filho, responsável pela volta recente de Baby do Brasil aos palcos, em show incensado por público e crítica. Foi a partir de um papo com Gal Costa, em que ela falava do quanto deveria ser legal para um filho tocar com a mãe, que ele decidiu convocar Baby para voltar aos palcos.

Depois de anos de dedicação ao Ministério do Espírito Santo de Deus em Nome de Jesus, que criou no Rio, a ex-musa dos Novos Baianos resolveu trocar a música gospel pelo repertório profano sem, no entanto, abandonar o posto de pastora, que gosta de classificar de “popstora”, uma “popstar pastora”. Os planos do filho Pedro em relação à mãe não param por aqui. Autora de sucessos como Telúrica, da parceria com Jorginho Gomes, e de outros hits, a cantora está sendo incentivada pelo filho a voltar a compor. “Ela tem de reativar esse lado”, cobra Pedro Baby.

Em família O guitarrista acredita ter recebido uma “dádiva divina” ao nascer em família musical. “Minha avó tocava piano, os tios da Bahia adoravam música”, recorda. Mas salienta que até os 14 anos não tinha interesse real por nenhum instrumento. “O violão foi o meu primeiro contato com a música. Daí a honra e a bênção de ter tido Moraes Moreira como o grande incentivador”, reconhece o filho de Pepeu Gomes, que, até então, sequer pensava na guitarra do pai.

“Como músico, fui para o violão, que foi o meu primeiro instrumento, enquanto Davi, filho de Moraes, foi mais para a guitarra, apesar de ser um grande melodista”, diz, chamando a atenção para a diferenciada opção profissional dos filhos de Pepeu Gomes e Moraes Moreira, sócios-fundadores dos Novos Baianos. “Fui para o violão muito pela influência de João Gilberto, a fonte dos Novos Baianos”, orgulha-se da origem.

De acordo com Pedro Baby, ele já tinha noção da carreira dos pais quando se interessou por música. “Mas quando entendi, dei nome aos bois”, garante o filho de Pepeu, admitindo que a presença do grupo foi tão avassaladora para ele que chegou o momento em que não queria saber de nada além dos Novos Baianos. “Como via neles a conexão com João Gilberto, a partir de então tive a certeza de que queria ser músico”, confessa.

Com o ídolo João Gilberto ele teve contato apenas por telefone, algumas vezes. “Era meu aniversário, ele ligou da Espanha para a Bebel e ela falou da data. Ficamos uma hora conversando”, recorda feliz com a oportunidade. Na visão de Pedro Baby, o festejado pai da bossa nova foi responsável por apontar um caminho, uma direção para a música brasileira. “João conseguiu resumir muita coisa, tais como o choro e o samba, com o universo do jazz. A batida que ele criou determinou o nível de identidade para a música brasileira, ao lado das composições de Tom Jobim. Tudo é de uma profundidade grande, inesgotável.”

O primeiro disco solo do guitarrista-compositor pode estar a caminho. Entre os novos parceiros com os quais já está trabalhando estão Domenico Lancelotti e Arnaldo Antunes. “Há anos planejo o disco, mas acabei dando prioridade aos convites que recebi para trabalhar com outros artistas”, explica. Para ele, a gravação é um processo natural na vida do artista.


FÉ NA ARTE
Para Pedro, “graças a Deus que a mãe está viva” para poder mostrar às novas gerações a genuinidade do trabalho dela. “É bom a galera que pegou a música e a tecnologia em outro momento poder vê-la. O primor no tempo de minha mãe era a arte, que hoje tem menos importância.” Ele destaca que cada show de Gal Costa tem algo mágico. “É diferenciado, é filosofia de vida. Diferente do pop de hoje. Na época de minha mãe e de Gal era mais música por música”, analisa.

FÉ NA VIDA

Conectado a Deus de forma diferente das irmãs Nana e Sara Sheeva, que se tornaram pastoras – Zabelê, a outra irmã, também não se converteu – Pedro diz que apesar de viver o louvor, a dedicação e a disciplina, ele não se envolveu direta ou indiretamente com religião. “Lido de outra forma com isso”, afirma o filho de Baby do Brasil, que se diz “enfeitiçado”, atualmente, pela namorada mineira, radicada no Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário