sábado, 18 de maio de 2013

Painel das Letras: Inéditos malditos - Raquel Cozer

folha de são paulo

A obra do poeta baiano Gregório de Matos (1636-1695), atualmente mais lembrado em  antologias ou livros didáticos, será editada pela Autêntica a partir deste ano. Estão previstos cinco volumes do Boca do Inferno, assim conhecido pelos poemas obscenos e pelas sátiras implacáveis, com versos fixados e anotados por Marcello Moreira e ensaio introdutório e glossário de João Adolfo Hansen, coautor das notas. A base é uma série de textos até agora inéditos guardados na biblioteca da UFRJ. Joaci Pereira Furtado, que fez o meio de campo com a Autêntica, será o editor.
HQ na berlinda
Os organizadores de “Seres Urbanos (1991-1998): Coletânea da HQ Underground Cearense” travam um embate com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult).
Aprovada em edital de incentivo às artes, decisão publicada no “Diário Oficial do Estado” em julho de 2012, a obra não recebeu os prometidos R$ 15 mil. Meses após abrir uma conta para receber o valor, sem notícias da Secult, os responsáveis souberam que nova análise julgara a HQ “imprópria para menores” por conter “cenas de sexo explícito e de violência”.
O artista Weaver Lima discute o fato de o projeto aprovado voltar a ser analisado e diz que o critério não consta do edital. A Secult afirma que pode fazer análises em qualquer fase e que parte dos livros se destina a bibliotecas, que atendem a menores.
*
Atalho Caetano Galindo vem há oito meses contando no blog da Companhia das Letras sua saga para traduzir “Infinite Jest”, romance de mais de mil páginas de David Foster Wallace. Até esta semana, verteu 919 páginas. É um trabalhão: o livro não deve sair antes de 2014.
Atalho 2 Mas, desde o início de abril, a Livraria da Vila oferece a edição portuguesa, “A Piada Infinita” (Quetzal), na tradução de Salvato Telles de Menezes e Vasco Teles de Menezes. A venda é proibida, já que a Companhia tem os direitos de comercialização no Brasil.
Atalho 3 A Companhia afirma que, em geral, casos do gênero acontecem por falta de informação das transportadoras e das lojas. A Livraria da Vila diz que não tinha conhecimento da exclusividade, mas que pode interromper a comercialização.
Inédito A revista “Acéphale”, encabeçada por Georges Bataille de 1936 a 1939, terá seus quatro volumes lançados pela Cultura & Barbárie, isolados e, depois, numa caixa. A obra buscava resgatar as ideias de Nietzsche do uso indesejado por nazistas. A tradução é de Fernando Scheibe.
Zumbis Com a estreia da filme homônimo com Brad Pitt, no final de junho, o livro “Guerra Mundial Z”, de Max Brooks, lançado em 2010 pela Rocco, ganhará tratamento especial, incluindo cartazes em ônibus e “blitz” na estreia do filme, com promotores vestidos de mortos-vivos distribuindo trechos da obra.
Zumbis 2 O livro, assinado pelo filho do diretor Mel Brooks com a atriz Anne Bancroft, vendeu 20 mil cópias antes de esgotar. A nova edição será de 30 mil exemplares. Nos EUA, retornou à lista dos mais vendidos: figura há 40 semanas no ranking de ficção do “New York Times”
Fantasia “The Fall of Arthur”, enorme poema incompleto de J.R.R. Tolkien que será lançado nos EUA na próxima semana, ganha tradução só no fim do ano pela WMF Martins Fontes. Antes disso, os fãs terão acesso a nova edição de “Folha e Árvore”, que inclui o conto “Folha, de Migalha” e o ensaio “Sobre Contos de Fadas”, uma declaração do autor sobre seu gênero literário.
Fantasia 2 Lançada antes pela Conrad, “Folha e Árvore” terá a tradução totalmente revisada por Monica Stahel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário