domingo, 3 de março de 2013

Artistas consagrados da MPB e do pop se dedicam a projetos voltados para crianças-Ana Clara Brant‏

Artistas consagrados da MPB e do pop se dedicam a projetos voltados para crianças. Márcio de Camillo compõe canções feitas a partir dos poemas de Manoel de Barros 


Ana Clara Brant

Estado de Minas: 03/03/2013

Eles estão acostumados a cantar e a tocar rock, pop, samba e MPB e descobriram que estes gêneros podem agradar não só aos adultos, mas também às crianças. Adriana Calcanhotto, Pato Fu, Edgar Scandurra e Arnaldo Antunes são alguns dos artistas que viram na garotada um mercado promissor e interessante – sem abrir mão da qualidade. A cantora e diretora de arte Taciana Barros, que integrou a Gang 90, grupo de rock dos anos 1980, se reuniu com Scandurra, Antunes (que não faz mais parte do grupo fixo e hoje atua como convidado especial) e o músico Antonio Pinto para gravar disco com os filhos. Nascia ali um projeto que conseguiu repercussão e sucesso de crítica e público: Pequeno Cidadão. “Não esperávamos nada. Gravamos o CD e decidimos fazer, pelo menos, um show de lançamento. Só que nos divertimos muito com aquilo e sentimos também grande receptividade do público. Naturalmente fomos crescendo e novas ideias surgiram, como o DVD de animação e os livros”, lembra Taciana.

O resultado surpreendeu os próprios integrantes e eles não imaginavam que a tal “música psicodélica para criança”, mesclando pop e rock, ia agradar tanto aos pequenos. “Outra boa surpresa que tivemos foi perceber que as nossas apresentações são para a família toda, que todos vão lá e se divertem muito. Os pais participam tanto quanto os filhos e isso para a gente é bem legal, porque o mesmo acontece no palco entre nós”, constata a artista. O êxito é tamanho que este ano o Pequeno Cidadão vai virar filme com roteiro de Rafael Gomes e participação de Malu Mader e Eduardo Moscovis. Outra novidade é o lançamento em maio do livro SK8: o guia do pequeno skatista cidadão, pela Companhia das Letrinhas, com ilustrações do artista mineiro Jimmy Leroy.

Para Taciana Barros, não há muita diferença entre fazer música para crianças e adultos e o que muda realmente é a temática. “No nosso caso, tocamos um som que curtimos, independentemente de ser para criança ou adulto. O que muda é o que estamos falando, porque aí, no meio dos solos de guitarra e de tantos sons e backings, entra a hora de largar a chupeta, a criança no carro querendo saber se já está chegando, o quarto que vira uma galáxia, rimas malucas etc.”, explica.

MPB

Considerada uma das precursoras no mercado infantil, a cantora e compositora Adriana Calcanhotto lançou há quase 10 anos o Adriana Partimpim, no qual usa o apelido de infância. Com a voz doce que já havia conquistado os adultos, a artista gaúcha cria um universo lúdico e inocente voltado para o desenvolvimento cultural da criança, e apresenta o que há de mais rico na MPB, em versão voltada para os pequenos. O projeto já está em seu terceiro produto, o Partimpim três, lançado no ano passado.

Quem também embarcou nessa onda foi o Pato Fu responsável pelo Música de brinquedo, que como o nome sugere, traz o grupo mineiro recriando clássicos do repertório nacional e internacional apenas com o uso de instrumentos infantis. A iniciativa deu tão certo que rendeu CD, DVD, turnês e fez com que o Pato Fu também apresentasse versões infantis para os seus maiores sucessos, como Made in Japan e Sobre o tempo.

Encantos do Pantanal


Quando, há cinco anos, o músico sul-mato-grossense Márcio de Camillo procurou Manoel de Barros para pedir permissão para o projeto que pretendia fazer, o poeta, de 96 anos, foi incisivo: “Faça com calma!”. O objetivo era musicar poemas de Barros em um disco voltado para o universo infantil. Crianceiras traz 12 faixas e conta com a participação de várias crianças, inclusive a filha de Márcio, Mariah, que canta na belíssima e divertida Sombra boa. “Tive muito cuidado com a obra dele e Manoel respaldou tudo e aprovou. Vários artistas já tinham musicado seus versos, mas nunca voltado para a meninada. E não é um CD só dedicado às crianças, mas para a criança interior, aquela coisa inocente que cada pessoa tem e guardada dentro de si”, comenta o artista.

O álbum – indicado como um dos três melhores discos infantis de 2012 – chegou a provocar um fato inusitado. Pela primeira vez, Manoel de Barros viu o bisneto, de apenas 2 anos, recitar uma de suas poesias, e ficou emocionado. Crianceiras se transformou em espetáculo que envolve música, dança, cinema de animação e está sendo trabalhado por educadores em escolas de todo o país. “O Manoel de Barros costuma dizer que a poesia é voar fora da asa. E eu digo que o Crianceiras é a asa da poesia, porque estamos levando a palavra dele para longe. O objetivo principal é o cunho pedagógico. Sempre achei que a educação seria o caminho e queria ensinar poesia de uma maneira criativa”, ressalta Márcio, que contou ainda com a participação da filha do poeta, Martha Barros, que ilustrou a capa e o encarte do CD.

Na opinião de Márcio de Camillo, há um estereótipo de produtos voltados para crianças que não as tratam como deveriam e deixam de buscar a inteligência. “Tem essa ideia de que eles gostam de amarelo, de rosinha; e criança gosta também do cinza e do marrom. Criança é inteligente e acho que temos que trabalhar mais isso e voltar a arte para dentro das escolas, ou seja, aproximá-las da literatura, da música, da poesia”, defende.

Já Taciana Barros, do Pequeno Cidadão, acredita que existe um universo grande de produtos no mercado infantil de música, tanto boa quanto ruim, e que é importante saber diferenciar. “Lembro do meu filho Daniel, com 6 anos, ouvindo música no fone. Perguntei o que era e ele respondeu: “Dimi Endix!” (Jimi Hendrix). Acho importante que artistas que lancem produtos para criança tenham trabalhos consistentes anteriores. Isso pode diferenciar um CD com qualidade e densidade musical de uma porcaria gravada por uma pseudocantora que, na verdade, é apresentadora de TV e não faz a menor ideia do que é música de verdade. E cabe aos pais exercer esse papel”, aconselha.

Para saber mais
Crianceiras: www.crianceiras.com.br
Pequeno Cidadão: www.pequenocidadao.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário