quinta-feira, 18 de abril de 2013

Inimigos ocultos - Paula Cesarino Costa

folha de sao paulo

RIO DE JANEIRO - O inimigo externo era, até agora, uma das últimas preocupações dos organizadores de Copa e Olimpíada no Brasil, em razão da inexistência de histórico de episódios relevantes no país. O atentado em Boston mostra o quanto é difícil cuidar da segurança de eventos esportivos desse porte.
"Foi horrível", disse uma brasileira que estava lá. E completou: "Ainda bem que não temos isso no Brasil". Essa sensação de alívio, comum a nós brasileiros, vem do fato de nem sabermos o que é viver sob ameaça terrorista. Como o Brasil, e o Rio em particular, vai reagir e se preparar?
Envolvendo diferentes órgãos --Exército, Polícia Federal, Polícia Militar e Abin (agência de inteligência), além dos ministérios da Defesa e da Justiça--, o planejamento de segurança entrou em estado de alerta após as explosões na maratona.
Preocupados com o próximo evento importante --a Copa das Confederações, em junho--, as atenções brasileiras estão voltadas para as investigações nos EUA. Dependendo de quem for responsável pelo atentado lá, o planejamento pode mudar.
O primeiro maior desafio é a Jornada Mundial da Juventude, no final de julho. A visita do novo papa, Francisco, levará milhões de católicos às ruas do Rio. Não pode haver falhas.
A característica de país pacífico, aberto e democrático não pode se transformar em defeito. Sem cultura de prevenção, sem ter o risco no imaginário, qualquer plano de segurança mais ostensiva terá de ser feito com cuidado e, claro, inteligência.
-
Com ou sem histórico de atentados, os visitantes devem ficar sempre atentos. Se não a pacotes que podem conter bombas, com certeza a ônibus que voam por viadutos, tombam em estradas, invadem calçadas e lojas, e atropelam pessoas.
Os inimigos mortais podem vir de onde menos se espera.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário