sábado, 4 de janeiro de 2014

Ano realmente novo - Ana Paula de Rezende

Ano realmente novo
 
Hora de abrir os armários e retirar o que não é utilizado, fazer uma limpeza em todos os detalhes



Ana Paula de Rezende
Bibliotecária e especialista em gestão estratégica da informação pela UFMG

Estado de Minas: 04/01/2014


Entre o Natal, o réveillon e os primeiros dias do novo ano, temos um período que deveria ser denominado momento do desapego. Hora de abrir os armários e retirar tudo o que não é utilizado, fazer uma limpeza em todos os detalhes. O que não presta vai para o lixo, está rasgado, faltando pedaço, vencido. O que dá para aproveitar, mas que, para nós, perdeu o sentido do uso por alguma razão, tomará um novo destino, será distribuído de acordo com sua utilidade.

Nessa limpeza sairão roupas, calçados, roupas de cama, mesa e banho, cosméticos, brinquedos, livros, vasilhames e até guloseimas entre uma infinidade de itens. Cada armário deve ser organizado de acordo com os novos propósitos e hábitos de vida dos moradores da casa. Por exemplo, ao organizar os mantimentos de acordo com os novos hábitos alimentares adotados, retirar os excessos.

O mesmo acontece com os medicamentos, com aquela maquiagem com a qual não nos adaptamos, com os livros que já lemos e relemos, com os brinquedos dos nossos filhos. A casa está entupida de quinquilharias ou artefatos que, a nosso ver, perderam o valor e a utilidade, mas que insistimos em manter.

Os filhos devem participar, devem ser convidados a fazer parte desse projeto, podendo ajudar na seleção, na embalagem e principalmente na distribuição. Quer lição melhor? E vale lembrar que, hoje em dia, a destinação desses bens é facilmente recebida por um vizinho, comércio ou instituições de caridade ou de caráter religioso que mantêm programas para este fim.

Muitas coisas serão recebidas com festa por outras pessoas, como os calçados seminovos e apertados dos filhos que estão crescendo e os brinquedos que não são mais apropriados para a idade em que eles se encontram.

Isso feito, o momento é para estipular novos lugares para as embalagens recicláveis, para o óleo usado e tantas outras coisas que podemos reaproveitar ou repassar a quem reaproveite.

Esse momento do desapego deveria ser até um dos motivos para o recesso entre uma festa e outra. Deveria fazer parte daquele momento das listas, da retrospectiva e das expectativas que todo mundo faz.

Deveria ser o momento prático, o pontapé inicial para começar um ano novo, assim como é o momento de se preparar para as férias, planejar e organizar as finanças, principalmente por tantos gastos que estão por vir (como IPVA, IPTU, listas de material escolar),como é também tempo de planejar a agenda, os horários, priorizando a família.

Momento oportuno para sentir-se leve, praticar a caridade, a doação, repensar valores, pois sabemos que, muitas vezes, o menos vale mais e com organização e desapego começar um ano realmente novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário