domingo, 7 de abril de 2013

IGREJA » Sem convite para a ceia

Casais divorciados, orientados a não participar da Eucaristia, esperam que o papa Francisco faça nova interpretação da Bíblia, permitindo que eles recebam a hóstia durante a missa 


Gustavo Werneck

Estado de Minas: 07/04/2013 


Felizes os convidados para a ceia do Senhor. Quase ao fim da missa, quando o padre pronuncia essas palavras e celebra a Eucaristia, os fiéis que se confessaram fazem fila diante do altar para receber a hóstia consagrada. Depois, em silêncio, voltam para os bancos, se ajoelham e rezam enquanto o “corpo de Cristo” se dissolve na boca. Mas no meio desses católicos há muitos praticantes, devotos até a alma, que dariam tudo para poder comungar e voltar para casa na plenitude de sua fé. O motivo é que, como são casais em segunda união – divorciados, portanto – recebem a orientação da Igreja para se afastar no momento mais importante da liturgia. A esperança de muitos é que, embora o casamento seja considerado indissolúvel pela Igreja, o papa Francisco dê uma nova interpretação à Bíblia e permita que todos os presentes à assembleia se sintam, finalmente, “felizes convidados”.

Todos os domingos, sem faltar um, o casal Wellington Silva Sodré, contador, e Daniela Lima, administradora de empresa, vai à missa na Paróquia de São Sebastião, no Bairro Betânia, na Região Oeste de Belo Horizonte. Católicos desde criança, os dois seguem à risca os ensinamentos da Igreja e continuam nos seus lugares na hora da comunhão. “Não confesso nem comungo, pois a prática não é permitida e eu prefiro obedecer às regras”, ressalta Wellington, de 43 anos, que se casou pela primeira vez em 1996 e se divorciou em 2005, sem pedir a nulidade do matrimônio no Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de BH. Três anos depois, ele se uniu a Daniela, então solteira, e disse sim no cartório.

“A confissão é um alento e a comunhão, uma forma de nos reencontrarmos com Jesus”, explica Wellington, destacando que desde 2008 não conta os seus problemas para um sacerdote nem diz “amém” quando o celebrante exclama “corpo de Cristo”. Determinado e convicto da sua fé, ele revela que espiritualmente comunga, “mas a Eucaristia faz falta para todo cristão que se declara católico”. Solidária ao marido, Daniela também não recebe a hóstia das mãos do padre. “Ela compartilha isso comigo.” Para o contador, empregado da Cemig há 25 anos, seria fundamental que o novo pontífice mudasse as normas e desse mais espaço para quem está em segunda união: “A Igreja precisa evoluir, não pode agir como se estivesse na Idade Média. Seria bom se todos pudessem participar da Eucaristia, pois isso só iria agregar as pessoas”.

Já a auxiliar de enfermagem Marilene Lima, de 47, conta que confessa comunitariamente e comunga sem culpa. “Sou católica, creio em Deus, mas não sou nenhuma beata”, diz Marilene, que era solteira quando se casou no civil, há 20 anos, com um divorciado e tem uma filha de 15 anos. “Penso que o papa Francisco poderia acolher mais essas pessoas. Qual o erro que elas cometeram? Eu, por exemplo, conheci meu marido quando ele já estava divorciado. Eu o ajudo, não destruí o lar de ninguém. Não estou em débito com Deus, pois me dou muito bem com a ex-família dele”, afirma a auxiliar de enfermagem. Na sua avaliação, mudanças feitas pelo chefe dos católicos poderiam levar muita gente de volta às igrejas. “O papa Francisco deveria acabar com isso. Há pessoas que se sentem vazias e, com a comunhão, poderiam ficar com o coração pleno do Espírito Santo.”

FESTA SEM BOLO O serralheiro Manoel Messias de Castro, de 57, sabe muito bem que o papa Francisco não pode mudar o que está na Bíblia, muito menos a consciência de católicos como ele. “Sei que vivo em pecado, estou em adultério e carrego esta sentença de não poder comungar há 11 anos”, diz o homem, natural de Florestal e residente em Santa Luzia há 39 anos. Sempre muito ligado à paróquia, estudioso dos temas religiosos e atuante nas obras sociais, Manoel vive há 11 anos com a dona de casa Lúcia Maria Lopes, de 52, divorciada e anteriormente casada por 20 anos. Ela teve três filhos, um morreu, e ele três filhos e uma neta. “Somos cristãos católicos, participamos do círculo bíblico e fizemos o curso de teologia viva durante três anos. O curioso é que somos tão praticantes e não comungamos. Quando o padre diz ‘felizes os convidados…’, quer dizer ‘os preparados’, e nós dois não estamos preparados”, afirma Manoel com seriedade. “É como se eu preparasse uma festa e não provasse do bolo.”

Devido à situação do casal, Manoel e Lúcia também se sentem excluídos, “não pela Igreja, mas pelo povo” – ele se refere às palestras que ministrava nas paróquias e deixou por não ser mais ser chamado. “Isso é o que mais dói”, queixa-se. E se o sumo pontífice, de repente, abolisse a orientação e permitisse a comunhão de todos? A pergunta deixa o casal pensativo, sem entusiasmo. “O papa pode até criar regras para quem é católico praticante, como eu, mas não pode libertar a minha consciência”, pondera o serralheiro.

Libertação mesmo seria se o Tribunal Eclesiástico de BH decretasse a nulidade do primeiro casamento de Lúcia e os dois pudessem se casar na igreja. “Para nós, só esse tipo de cerimônia interessa”, ressalta Manoel. Mas exatamente na quinta-feira santa veio a ducha de água fria, com a negativa da corte da arquidiocese. “Entramos com o pedido há cinco anos. Ficaríamos felizes se o papa Francisco nos concedesse o direito de dizer sim diante do padre”, afirma Manoel, com total aprovação da mulher. Se não estivessem juntos, tanto Manoel quanto Lúcia poderiam confessar e comungar tranquilamente, pois não há dogma que impeça esse ato.


MEMÓRIA
Santa Sé já sinaliza

No início do ano, o presidente do Pontifício Conselho para a Família, da Santa Sé, dom Vicenzo Paglia, defendeu mais espaço na Igreja para os casais não casados, incluindo os homossexuais, embora reafirmando a oposição absoluta e inequívoca da Igreja ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. A iniciativa, segundo ele, visava buscar “soluções de direito privado” e encontrar “perspectivas patrimoniais” para casais que optem pela união fora do casamento tradicional. Foi a primeira vez que alguém do alto clero do Vaticano defendeu soluções jurídicas para uniões fora do casamento. Segundo um teólogo mineiro, dom Vicenzo abriu o diálogo e disso podem vir mudanças.


Orientação segue a Bíblia, diz especialista

Gustavo Werneck

Pelas leis da Igreja Católica, os casais em segunda união não podem confessar nem comungar. Isso vale também para homens e mulheres que não disseram “sim” diante do padre, mesmo tendo assinado os papéis no cartório na frente do juiz de Paz. Assessor da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Belo Horizonte, padre Jorge Alves Filho explica que a orientação aos católicos segue os ensinamentos de Jesus Cristo contidos na Bíblia. Abrindo o livro do Novo Testamento, o sacerdote cita o evangelho de São Marcos, capítulo 10, versículos de 6 a 12, e ressalta que o casamento é indissolúvel. Com atenção, lê um trecho do texto sagrado: “Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher e os dois formarão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”. Em resumo, matrimônio e comunhão são sacramentos e os casais devem manter esses vínculos com a Igreja.

“A Igreja é mãe e mestra e não pode negar ou reinventar o que está na Bíblia. Nem mesmo o papa Francisco pode mudá-la ou reinterpretá-la, mas tem autoridade para dar orientações pastorais”, destaca padre Jorge, que conclui doutorado em pastoral na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, pertencente ao Vaticano, e é titular da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida e São Miguel, localizada no limite de Contagem e Ibirité, na Grande BH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário