domingo, 7 de abril de 2013

Livro de fotos de Claudia Jaguaribe capta São Paulo vertiginosa

folha de são paulo

DAIGO OLIVA
EDITOR-ASSISTENTE DE FOTOGRAFIA
"Sobre São Paulo", novo livro da fotógrafa carioca Claudia Jaguaribe, lançado nesta semana, tem uma folha.
Montada em formato sanfona, a obra reúne uma sequência de cinco vistas panorâmicas, fotografadas e construídas digitalmente pela artista, totalizando quase 20 metros de comprimento a partir da primeira página.
As perspectivas foram registradas de helicópteros ou do topo de prédios históricos como o edifício Martinelli e a Fiesp. Manipuladas, reúnem em uma única imagem diversas fotos do mesmo espaço sob diferentes ângulos.
"A gente fica vendo pedaços de São Paulo. É difícil entender a geografia", disse ela em entrevista à Folha.
"[O livro] É como se eu pegasse um novelo de lã e fosse abrindo a cidade. Vamos ver o que é São Paulo? Aí você abre e não vê só pedacinhos, vê um conjunto."
Claudia Jaguaribe/Divulgação
Imagem do livro "Sobre Sao Paulo", da fotógrafa Claudia Jaguaribe, lançado na SP-Arte
Imagem do livro "Sobre Sao Paulo", da fotógrafa Claudia Jaguaribe, lançado na SP-Arte
NOVA NO RAMO
"Sobre São Paulo" é a primeira publicação do Estúdio Madalena, dirigido por Iatã Cannabrava e Claudi Carreras, responsáveis pelo tradicional festival de fotografia Paraty em Foco, que acontece desde 2005 na cidade do litoral fluminense.
A obra vem na sequência de "Entre Morros", livro em que Claudia abordou a relação entre a natureza e o espaço urbano no Rio. O processo utilizado foi o mesmo, de sobreposição digital para criar imagens extremamente verticais a partir de assombrosas (e vertiginosas) perspectivas.
DIGITAIS
"A exploração dessa infinitude de processos reflete na realidade o mundo contemporâneo. Isso não é um adereço, não é uma decoração que você coloca em cima da mesa. Isso é, para mim, intuitivo da forma como a gente vive", diz a fotógrafa que vive há 24 anos em São Paulo.
No verso das panorâmicas monumentais, a fotógrafa intercalou trechos de textos e músicas sobre a cidade com pequenas vistas e recortes de prédios da cidade, onde, nem assim, a presença humana se destaca.
SEM GENTE
A ausência de pessoas não foi intencional, garante a artista. É o próprio gigantismo da cidade, vista de cima, que anula a escala humana.
"Por mais próximo que esteja, visualmente não está perto. É como se fosse uma ilusão. O longe e o perto, pela própria arquitetura da cidade, não trazem o elemento da intimidade", explica ela, que pretende recuperar o mundo interior dos paulistanos num próximo livro.
Por enquanto, "Sobre São Paulo" dá conta de ilustrar o desdobramento infinito da cidade e entender que, por trás do crescimento desordenado, há uma padronização das grandes metrópoles onde tudo se encaixa.
"Arte interessante não é aquela que aponta soluções, mas caminhos de percepção. Você tem que ter um discurso visual muito forte e muito conciso.
Isso é o que faz a força do livro. Não adianta falar 30 mil coisas. Tem que dar uma visão muito clara sobre uma coisa e aquela uma coisa vai gerar 30 mil outras coisas na cabeça das pessoas."
SOBRE SÃO PAULO
AUTOR Claudia Jaguaribe
EDITORA Estúdio Madalena
QUANTO R$ 110

Nenhum comentário:

Postar um comentário