domingo, 7 de abril de 2013

Maria Fernanda Cândido deve viver a arquiteta Lina Bo Bardi no cinema

folha de são paulo

SILAS MARTÍ
DE SÃO PAULO
Um pôster na parede da Casa de Vidro, em São Paulo, anuncia um novo filme --"O Fantasma de Lina Bo Bardi".
Dentro da mostra em que artistas criaram intervenções no antigo lar da arquiteta, o artista britânico Isaac Julien anunciou o seu projeto de filmar ali mesmo um curta sobre a vida dessa que virou a musa da vez no mundinho das artes visuais.
E Julien já achou a cara de seu fantasma. Maria Fernanda Cândido pode não ser igual a Lina Bo Bardi, que morreu aos 77 anos em 1992, mas é a candidata número um do cineasta britânico para viver a arquiteta quando jovem.
Eduardo Knapp/Folhapress
O britânico Isaac Julien conversa com Maria Fernanda Cândido; ele procura uma atriz para interpretar Lina Bo Bardi no cinema
O britânico Isaac Julien conversa com Maria Fernanda Cândido; ele procura uma atriz para interpretar Lina Bo Bardi no cinema
Numa conversa com a atriz em São Paulo, Julien adiantou que quer filmar em setembro na casa instalada no Morumbi, zona oeste da cidade -Maria Fernanda não conhecia o lugar e nunca esteve lá.
"Essa casa tem uma porosidade impressionante entre os espaços de dentro e de fora", diz Julien. "Quero filmar de dia e à noite para criar um efeito luminoso ondulante, entre luz e sombra, trabalhando mesmo com uma linguagem mais arquitetônica."
Maria Fernanda disse achar "bonita" a casa, que viu por fotografias na mesa do diretor. "Esses espaços são bons para improvisar, interagir com o ambiente", disse.
Ela também contou ao diretor e ao curador Hans Ulrich Obrist, que acompanhou o encontro, que já gravou um filme numa casa projetada por Bo Bardi.
Na verdade se referia a uma obra do arquiteto modernista Rino Levi (1901-1965), em São José dos Campos, no interior paulista, onde rodou o longa "Aparecida", de Tizuka Yamazaki.
"Tinha uma cena linda na escada, com muita luz. É um lugar lindo", disse a atriz.
Julien disse ainda não ter detalhes do roteiro, mas que decidiu fazer um teste com Maria Fernanda Cândido por sugestão do galerista Daniel Roesler, da Nara Roesler.
Ele e o curador compararam o rosto de Maria Fernanda a um retrato antigo de Bo Bardi na Casa de Vidro. "As pessoas estão acostumadas a ver retratos dela já mais velha, mas ela era assim quando jovem, era bonita", disse Ulrich Obrist.
Maria Fernanda diz saber só o "básico" sobre Bo Bardi. "Pelo pouco que eu sei, já me interesso", disse a atriz, que perguntou depois à reportagem como ela era. "Sem dúvida é alguém importante. Ela foi uma grande mulher."

Nenhum comentário:

Postar um comentário