domingo, 2 de dezembro de 2012

Xuxa promovendo cultura - Maurício Stycer


Xuxa promovendo cultura
Há algo de visionário em alguém que enxerga o programa da Xuxa como "incentivo à cultura"
A esta altura, todo mundo já deve saber que Mario Meirelles, diretor do "TV Xuxa", chamou de "retardados" os espectadores que preferiram assistir ao "Pica-Pau", na Record, a sintonizar na Globo para ver o programa que ele dirige. O comentário que Meirelles fez no Twitter teve enorme e merecida repercussão. Mas acabou deixando em segundo plano o programa em si.
Naquele fatídico sábado (24/11), Xuxa dedicou quase a metade da atração a uma homenagem a Fernanda Montenegro. Por 24 minutos, de um total de 54, apresentou vídeos com depoimentos dos filhos e de colegas de trabalho da atriz.
Intimidada ou sem saber o que dizer, a rainha dos baixinhos quase não interagiu com a convidada. Limitou-se a apresentar os VTs (cinco, no total) e uma entrevista no palco com o ator Vinicius de Oliveira, lançado em "Central do Brasil".
O programa retornou ao seu rumo com Ivete Sangalo. Promovendo CD, ela cantou três músicas, beijou Xuxa e agitou a plateia. A outra atração foi a final de Batalha no Salto, concurso de dança protagonizado por trios femininos, que ocupou mais de 20 minutos da tarde.
A menção do diretor Meirelles aos "retardados" ocorreu justamente no início do programa, quando foi exibida a homenagem a Fernanda Montenegro. "Atenção, retardados que estão assistindo Pica-Pau. Começou #TVxuxa."
O diretor se assustou com a repercussão negativa do comentário e, na tentativa de se explicar, fez algumas observações curiosas. Primeiro, disse: "Tá bom. Atenção, idiotas que estão assistindo Pica-Pau. Começou #Tvxuxa, sua única esperança de sair dessa lavagem cerebral".
Também escreveu: "Não vou perdoar à massa burra, que gosta de ser manipulada. Continuo acreditando que a televisão tem de [ser] pró-cultura". E mais: "Não falei do público infantil, e sim dos adultos que preferem perder uma homenagem a Fernanda Montenegro". E também: "Acredito ainda na televisão como incentivo à cultura".
No domingo, Meirelles postou a seguinte mensagem: "Aceitem meu pedido de desculpas. Prometo guardar só pra mim minhas opiniões. Mas fico muito preocupado com o que estamos vendo na TV".
Há algo de visionário em alguém que enxerga o programa da Xuxa como "incentivo à cultura" e "Pica-Pau" como atração que promove "lavagem cerebral" em "retardados".
Por isso, curioso, enviei um e-mail a Meirelles pedindo que explicasse melhor essa visão, mas ele respondeu que, por ora, não pretende falar mais sobre o assunto.
Um dia depois, um outro "visionário" produziu manchetes com declarações bombásticas. O ator Angus T. Jones, o garoto Jake de "Two and a Half Men", deu um depoimento a um site evangélico em que pediu ao público para não mais assistir ao seriado que protagoniza há uma década.
"Por favor, parem de assistir e encher suas cabeças com sujeira (filth, no original)." A palavra, em inglês, tem também o sentido de "obscenidade". Um dia depois, o ator pediu desculpas aos colegas de trabalho, mas, diferentemente de Meirelles, não apagou o que disse.
Meirelles e Jones têm em comum o fato de estarem falando de dentro do meio em que trabalham. Desse ponto de vista, a iluminação pode favorecer a observação em alguns aspectos, mas também provocar cegueira momentânea em outros. Espero que ambos se recuperem de seus delírios.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário