sábado, 27 de abril de 2013

Reduzindo o uso nocivo do álcool

folha de são paulo

PLANTÃO MÉDICO
JULIO ABRAMCZYK - julio@uol.com
No 1º Seminário Brasileiro de Resultados sobre Iniciativas para a Redução do Uso Nocivo de Álcool, o governador Geraldo Alckmin afirmou que a Lei Antiálcool, vigente em São Paulo, pegou.
Giovanni Cerri, diretor da FMUSP (Faculdade de Medicina da USP) e secretário de Estado da Saúde, acrescentou que o índice de adesão à lei é similar ao alcançado pela Lei Antifumo, de 99,7%.
O seminário, realizado na FMUSP na semana passada, foi organizado pelo professor Arthur Guerra de Andrade. É a resposta do Brasil à decisão da OMS (Organização Mundial da Saúde) para que os governos nacionais orientem a população sobre o uso nocivo do álcool.
O major Marco Andrade, do Rio, apresentou os resultados da Operação Lei Seca nos últimos três anos: redução de 32% de vítimas fatais, queda de 13% no atendimento de politraumatizados e redução de 21% de vítimas de acidentes de trânsito.
Julino Rodrigues Soares Neto, da Unifesp, analisou a produção ilícita de bebidas, a venda delas por ambulantes e sua repercussão para a saúde pública.
Edney G. Narchi, vice-presidente-executivo do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), lembrou que há mais de 30 anos o Conar exerce controle ético da propaganda.
O órgão introduziu, em 2008, a obrigatoriedade da inclusão de frases como "beba com moderação" e "se beber, não dirija" na publicidade de bebidas alcoólicas.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário