sábado, 15 de dezembro de 2012

'Megastore' da Cultura será inaugurada no centro do Rio


FOCO
FOLHA DE SÃO PAULO
LUCAS VETTORAZZo 
DO RIO
Em 1969, quando a alemã Eva Herz abriu a primeira Livraria Cultura, no edifício Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, o conceito americano de "megastore" certamente não era conhecido no Brasil.
Quarenta e três anos após o surgimento da primeira unidade, a Cultura inaugurará uma megastore no centro do Rio de Janeiro, na próxima segunda-feira.
A filial, reivindicação antiga dos clientes cariocas, terá 3.400 metros quadrados, 900 a menos que a matriz. Ela seguirá o modelo da Cultura do Conjunto Nacional- terá um teatro de 186 lugares, um café e um espaço gourmet.
O local receberá também a mais recente novidade da empresa, o chamado espaço Geek, destinado aos fãs de ficção científica, games e itens de colecionador.
Assim como sua irmã paulistana, a Cultura será instalada onde funcionou um cinema, o Cine Vitória. Datado de 1939, o prédio em estilo art déco é tombado como patrimônio histórico cultural do município.
A loja terá quatro pavimentos e o teatro será instalado no subsolo. Uma rampa em espiral conecta os quatro andares, que são vazados. A rampa abrigará parte dos 70 mil títulos à venda.
Neto de Eva e presidente-executivo da Livraria da Cultura, Sergio Herz, contou que sua maior dificuldade foi encontrar um terreno disponível para uma "megastore" no Rio.
Herz disse que não teme que, por ser no centro, a livraria tenha baixo movimento durante os finais de semana. "A livraria terá vida própria. Nós vamos habitar o centro do Rio", disse ele.
Será a segunda unidade da livraria na capital fluminense. Em agosto do ano passado, a empresa inaugurou uma filial no Fashion Mall, em São Conrado, na zona sul da cidade. A livraria, contudo, é muito menor, com 1.000 metros quadrados.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário