sábado, 15 de dezembro de 2012

Brechó virtual de luxo doa renda para instituições sociais


FOCO
JAIRO MARQUES
FOLHA DE SÃO PAULOCom o lema "chique é fazer o bem", quatro empresárias de São Paulo resolveram criar um brechó de artigos de luxo, arrecadados no boca a boca, vendê-los pela internet e reverter toda a renda dos produtos para cinco organizações sociais.
A iniciativa, inaugurada há pouco mais de dois meses, conseguiu juntar, em uma primeira rodada, cerca de 300 peças de marcas como Chanel, Gucci, Dior, Ralph Loren, Valentino e Prada, que são vendidas com até 70% de desconto sobre o artigo novo.
"Algumas pessoas gostaram tanto da ideia que decidiram doar o guarda-roupas completo e até produtos que nunca usaram", afirmou Adely Hamoui, uma das sócias.
Para colocar o brechó virtual no ar -www.reciclaluxo.com.br, as empresarias tiraram do bolso cerca de R$ 25 mil e demoraram seis meses para concluir os preparativos.
Com Hamoui, Roberta Klein, Monica Dayan e Tatiana Dayan -as outras sócias, todas consumidoras de grifes- analisam o estado de conservação do material arrecado e estabelecem o valor do produto doado, que pode ser enviado para qualquer região do país.
"Na triagem, adotamos três princípios: a marca tem de ser top, o produto tem de estar em bom estado e precisa ser autêntico", diz Hamoui.
As cinco instituições que ficam com os valores arrecadados são: Acredite (Amigos da Criança com Reumatismo); Projeto Felicidade, que atende crianças com câncer; Grupo Chaverim, de adultos com deficiência; Departamento de Voluntários do Hospital Albert Einstein; e Ten Yad, entidade que reúne programas de segurança alimentar e inclusão.
"Há um nicho de mercado importante querendo consumir produtos de luxo e há ações sociais que precisam de recursos. Unimos esses interesses e fizemos essa ação", afirmou a empresária.
Uma bolsa de grife francesa, cuja similar, nova, pode ser comprada por até R$ 3.000, no site tem valor de R$ 529. Um cinto italiano custa R$ 229, menos da metade de um sem uso.
Para artigos ainda na caixa e nunca usados, o desconto médio no preço é de 20%.
As idealizadoras do projeto pretendem, em breve, passar a arrecadar valores com publicidade no site, que, segundo elas, também serão doados.

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