sábado, 23 de março de 2013

Painel - Vera Magalhães

folha de são paulo

Irrigação eleitoral
Em sua agora encurtada visita a Pernambuco, na segunda-feira, Dilma Rousseff deve anunciar pacote de socorro financeiro às vítimas da seca. Será um contraponto a medidas adotadas por Eduardo Campos (PSB), seu potencial adversário em 2014, que liberou recursos para 186 cidades. O Planalto teme ser responsabilizado pelos prejuízos da estiagem. A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) foi escalada para tranquilizar prefeitos sobre a celeridade dos repasses.
-
Plantão Ideli, Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Fernando Bezerra (Integração) se reunirão na quarta-feira com os deputados para tratar da pauta para Estados do Nordeste.
Da missa... Apesar da justificativa oficial de que irá a Petrópolis para prestar homenagem às vítimas das enchentes, Dilma alterou a agenda da visita a Pernambuco para evitar claque pró-Eduardo Campos em Recife.
... a metade O GSI (Gabinete de Segurança Institucional) obteve informações de que poderia haver ainda protestos contra a presidente na capital pernambucana.
Motivacional Aliados de Campos reagiram com otimismo pós-Datafolha. Lembram que, em 2005, um ano antes de ser eleito governador, ele tinha 4% nas pesquisas.
Túnel... O Datafolha de março de 2009 dava a liderança da corrida presidencial para José Serra (PSDB), com 41%. Dilma tinha 11%. Na simulação em que aparecia, Aécio obteve 17% das indicações naquela ocasião.
... do tempo Pré-candidatos bem posicionados morreram na praia antes de 2010. Ciro Gomes (PSB) despontava em segundo lugar, com 16%. Heloísa Helena (PSOL) empatava com Dilma, com 11%.
Como assim? O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), diz "estranhar" o elogio de Campos a Serra. "No ano passado o aliado dele, Geraldo Júlio, atacava nosso candidato no Recife dizendo que ele escondia Serra e FHC."
Origens Marina Silva leva o mutirão para fundar a Rede à região Norte, sua base eleitoral. Hoje, percorre Manaus. Amanhã, fará balanço do primeiro mês de coleta de assinaturas em Rio Branco (AC).
Única forma Embora hesite em ceder o Ministério dos Transportes ao PR, Dilma sinaliza que, se o nome for César Borges (BA), o cargo pode entrar em negociação.
Balão de ensaio Outra saída discutida no governo é acomodar a sigla de Valdemar Costa Neto no Ministério do Turismo, movendo Gastão Vieira (PMDB) para a pasta da Ciência e Tecnologia.
Quem abriu? O discurso em que Aloizio Mercadante se gabou ontem por ter "fechado o balcão para os cursos de medicina e de direito" repercutiu mal no QG de Fernando Haddad, titular do MEC entre 2005 e 2012.
Plano B Diante da polêmica que cerca a eleição do pastor Marco Feliciano (SP), o PSC quer emplacar a vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Antônia Lúcia (PSC-AC), no comando da colegiado na Câmara.
Oremos Após o efêmero favoritismo no conclave, dom Odilo Scherer retornou ontem a São Paulo seguindo a pregação franciscana do escolhido, Jorge Bergoglio. Sem assessores, voou de classe econômica e enfrentou fila no embarque em Roma.
Visita à Folha Andrea Martini, presidente da Souza Cruz, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Fernando Bomfiglio, gerente de Comunicação e Planejamento Estratégico, e Juliana Barreto, gerente de Relações com a Imprensa.
com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI
-
TIROTEIO
"A crítica econômica tucana, Eduardo já está plagiando. Espero que não faça plágio à visão fundamentalista sobre fé e comportamento."
DO DEPUTADO ANDRÉ VARGAS (PT-PR), sobre o encontro secreto entre o governador de Pernambuco e José Serra.
-
CONTRAPONTO
Até que o voto nos separe
Integrantes do PT se divertiam na quarta-feira no plenário da Câmara dos Deputados com a briga entre membros do PSD e o líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), em razão dos cargos para o novo partido na Casa. De tanto protestar, o parlamentar goiano conseguiu adiar a votação de criação de postos para a sigla do Gilberto Kassab.
Em meio ao bate-boca na tribuna dos dois lados, o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) disse, numa rodinha de petistas, para gargalhada geral:
-Toda separação litigiosa causa trauma. É sempre assim, um quer o fogão o outro a geladeira.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário