Fique em casa!
Sexta-feira 13? É melhor não se arriscar a sair de casa. Então, prepare-se para ver um bom filminho na TV. A dica é o musical Os miseráveis, adaptação do clássico escrito em 1862 pelo francês Victor Hugo e que ganhou mais uma versão nas telas pelas mãos do diretor Tom Hooper. Hugh Jackman dá vida a Jean Valjean, enquanto Russell Crowe faz o papel de seu antagonista, o policial Javert, e o elenco conta ainda com Amanda Seyfried, Sacha Baron Cohen e Helena Bonham Carter, mas quem rouba a cena, e que por isso acabou ganhando um merecido Oscar como coadjuvante, é Anne Hathaway (foto) interpretando a sofrida Fantine.
Muitas alternativas na programação de filmes
E o pacotão de filmes está caprichado hoje. Na Cultura, mais uma chance de assistir a Fita branca, do alemão Michael Haneke, na Mostra internacional de cinema, às 22h. No FX, overdose de adrenalina com Encontro explosivo, às 20h30, e Chamas da vingança, às 22h30. Na concorrida faixa das 22h, o assinante tem mais quatro opções: Contrabando, no Telecine Action; O hobbit – Uma jornada inesperada, no Telecine Pipoca; O ritual, no Max Prime; e Delhi-6, no Max. Outras atrações da programação: Escorregando para a glória, às 21h, no Comedy Central; Lula – O filho do Brasil, às 21h30, no Viva; O bandido da luz vermelha, também às 21h30, no Arte 1; Sexta-feira 13, às 22h05, no TCM; Orgulho e preconceito, às 22h25, no Universal Channel; O poder e a lei, às 22h30, no Megapix; O último mestre do ar, às 22h30, na Fox; e Os quatro batutas, às 23h45, no Telecine Cult.
Cinema inspira debate sobre temas históricos
Ainda com relação ao cinema, o programa Contraplano promove hoje um debate sobre como o cinema interpreta um tema específico, no caso o “cotidiano clandestino’’. O diretor Ugo Giorgetti e o filosofo Tales Ab’ Saber discutem o assunto a partir de trechos selecionados dos filmes Nunca fomos tão felizes (1984), de Murilo Salles; A história oficial (1985), de Luiz Puenzo; Cabra cega (2004), de Toni Venturi; e Batismo de sangue (2006), de Helvécio Ratton. Às 22h, no SescTV.
Documentário ajuda a investigar caso Amarildo
No Canal Brasil, às 21h, será exibido hoje o curta-metragem Eu, um Amarildo, dirigido por Rômulo Cyríaco. Amarildo Dias de Souza foi abordado por policiais militares na saída de um boteco da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, em 14 de julho deste ano, e levado para a sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Nesse dia, era montada uma operação contra traficantes da comunidade. Ninguém soube dizer o que teria acontecido desde então, apenas que o ajudante de pedreiro, casado, pai de seis filhos, nunca mais voltou para casa.
A boa música sempre passa pelo Canal Brasil
Outra dica do Canal Brasil é o programa Cantoras do Brasil, às 18h45. A convidada de hoje é Clara Moreno, filha da cantora Joyce e do baterista Tutty Moreno, que dá sequência à homenagem a Vinicius de Moraes no mês em que o poetinha completaria 100 anos, interpretando O astronauta e Mundo melhor. Já às 21h30, em O som do vinil, Charles Gavin revela detalhes da produção do álbum Bênção, bossa nova, que Leila Pinheiro gravou em 1989.