Consultorias
Vosso país tem o recorde mundial de consultores. A começar pelos gatunos momentaneamente afastados da política, que inventam empresas de consultoria para receber os furtos e os frutos da Petrobras. Parodiando Bastos Tigre (1882-1957), o philosopho arrisca: Vê ilustre passageiro/Que belo tipo sarado/Embarcado ao pé de ti/E, no entanto, acredita/Não está desempregado/É Consultor Jequiti. Mesmo sem empresa registrada, durante anos ousei aconselhar um grupo europeu na compra de terras brasileiras para produzir e exportar carne de qualidade. Bons salários, risco de (perder a) vida, salvei o patrão de uma enrascada em que o seu grupo perderia US$ 22 milhões no dólar daquele tempo.
Encantado com a lábia de um bandido que conheceu alugando Ferraris nos EUA, o patrão estava a pique de se associar a um grupo paulista conhecido por vender e não entregar, comprar e não pagar, e mandar matar. Fui informado por pessoas que só me conheciam dos livros e revistas agropecuários, transmiti a informação ao patrão e devo ter andado com a cabeça a prêmio durante anos.
Há consultores sérios, a começar pelos esforçados que vendem os produtos Jequiti. Jovem senhora de minhas relações, professora e consultora de marketing, foi convidada para fazer palestra em um dos estados mais pobres do Nordeste. Palestra que deve ter agradado, porque o senador ligado ao governo estadual e federal a convidou, depois da conferência, para almoçar num sítio com o seu grupo, presentes governador, deputados, secretários, gente que apita no estado.
Champanha e uísque a rodo, manda-chuvas descontraídos, começaram as confissões. A consultora não me disse os nomes, nem perguntei e se soubesse não contaria. Mas a gabolice chega a ser infantil, tipo: “Claro que o meu Aston Martin fica em Miami”. E os nomes dos melhores bancos, lá fora, para guardar os respectivos caraminguás.
Fatos
Estuporado, contatei que o final de 2014 foi rico em estupros. Na Ilha Marion, uma das Ilhas de Príncipe Eduardo, no Atlântico Sul, focas machos da família dos focídeos, na falta de fêmeas, têm desrespeitado o pinguim-rei em atividades sexuais que, no mundo humano, seriam comparadas aos estupros. O estudo foi publicado na revista Polar Biology e mostra que as focas machos não se importam com o sexo dos pinguins, copulando indistintamente com machos e fêmeas.
Eleitores estuprando a lógica ao reeleger o pior governo de todos os tempos. Madonna denunciando o estupro não dela, mas de sua arte com o roubo de 13 canções de um álbum previsto para ser lançado em março de 2015.
A ilustre deputada Maria do Rosário (PT-RS) processando seu colega Jair Bolsonaro (PP-RJ) porque disse da tribuna que ela não merece ser estuprada. Ilustres senhoras jornalistas solidárias com a deputada gaúcha, como se o fato de não merecer estupro fosse uma capitis diminutio, perda total ou parcial da capacidade jurídica ou dos direitos do cidadão ou da cidadoa, bem como dos pinguins. O feminismo anda querendo transformar o elogio e a cantada em agressão, assédio sexual, estupro verbal. Que é estupro? É crime que consiste no constrangimento a relações sexuais por meio de violência, violação, forçamento.
Anos atrás, honrada deputada federal mineira propôs que o marido brasileiro, ao forçar o congresso sexual com sua legítima esposa naquelas noites em que a santa está com dor de cabeça, fosse acusado de estupro. Louvei o projeto pela mídia impressa baseado nos postos de trabalho que a lei criaria – fiscais do sexo conjugal –, com adicionais de trabalho noturno para reprimir ou constatar as tentativas e os estupros propriamente ditos. Sem falar do impulso na indústria de tintas fluorescentes usadas à noite nas partes pudendas do casal para permitir que o fiscal realizasse o seu trabalho. Parece que o projeto não foi aprovado.
Fluorescente, como o leitor deve estar lembrado, é substância que apresenta a propriedade da fluorescência ou da radiação associada ao processo de fluorescência. E fluorescência é luminescência que não persiste por um intervalo de tempo superior a 10-8 segundos, após a remoção da fonte de excitação. Presumo que no caso seja excitação sexual do maridão estuprador.
Enquanto seu lobo não vem, há uma bebida, que se diz 100% cerveja, veiculando na tevê propaganda em que entra num boteco bela morena, de corpo espetacular e roupas mais que provocantes, presumivelmente para beber um copo da loura, mas associando suas curvas à bebida. Salvo pela tatuagem, o visual da morena me agrada, mas ainda não tive coragem de encarar a cerveja.
O mundo é uma bola
2 de fevereiro de 962: Oto I é coroado imperador do Sacro Império Romano Germânico pelo papa João XII, ato considerado o início daquele império. O diabo é que não sei quem foi Oto I, que os portugueses chamam Otão, mas sou teimoso e descubro que foi cognominado Oto, o Grande, nasceu em Wallhausen em 912 e morreu em Memleben em 973. Filho de Heinrich I, o Passarinheiro, rei dos Germanos, e de Matilde de Ringelheim. Com a morte do pai foi coroado rei dos Germanos em Aquisgrana, que vocês conhecem como Aix-La-Chapelle ou Aachen, conforme estudem o assunto em francês ou alemão.
Hoje é o Dia do Agente Fiscal.
Ruminanças
“Não há na literatura brasileira página mais desastrada do que a crítica de Machado de Assis ao Primo Basílio, de Eça de Queiroz” (Guilherme Figueiredo, 1915-1997).