sábado, 5 de julho de 2014

PARTIDA VIRTUAL » David Luiz agita as redes‏

PARTIDA VIRTUAL » David Luiz agita as redes Zagueiro brasileiro marca gol, rouba a cena durante o jogo e cai nas graças do torcedor

Shirley Pacelli
Estado de Minas: 05/07/2014


O zagueiro da Seleção Brasileira foi comparado a personagens da série The Simpsons%u2026. ( Twitter/Reprodução)
O zagueiro da Seleção Brasileira foi comparado a personagens da série The Simpsons%u2026.

Tudo estava programado: no campo, Neymar e James Rodríguez duelariam nas quartas de final entre Brasil e Colômbia. No palco virtual, inventado pelos torcedores conectados, o combate seria travado entre as cantoras Joelma e Shakira. Mas o zagueiro David Luiz não quis saber de pré-acordos e roubou a cena durante o jogo, marcando um lindo gol de falta.

Durante a partida, 580 mil tuítes utilizaram o termo “David Luiz”, de acordo com dados do Topsy, ferramenta de análise da rede social. Até mesmo os colombianos reconheceram os méritos do atleta e, usando a hashtag #golazo, elogiaram a jogada. Segundo o Twitter, o momento da cobrança do brasileiro foi o mais tuítado da partida, com 259.352 posts por minuto.

Pra fechar sua atuação com chave de ouro, o zagueiro ainda consolou o colombiano James Rodríguez no fim do jogo e pediu à torcida que o aplaudisse. O gesto de respeito mereceu lugar de destaque no Trending Topics da rede social. Na verdade, muitos internautas se atentaram mais para a troca simultânea de camisas entre os jogadores do que para a solidariedade do zagueiro.

Memes dos mais variados surgiram na rede com David Luiz. A maioria brincava com a farta cabeleira loira, fazendo referências a marcas de xampu e comparações a um personagem da série The Simpsons e até coqueiros em meio a uma tempestade.

No início do jogo, os internautas não economizaram nos conselhos ao técnico Felipão e sugeriram que ele mandasse o Fred para a zaga e deixasse o David no ataque. Muitos chegaram a implorar a presença da jogadora Marta, que estava na arquibancada, no lugar de Fred.
O gol marcado por Thiago Silva também rendeu diversos comentários na web. A maioria deles dizia que sem choro o capitão sabia marcar. Neymar também não escapou de virar piada depois de levar um tombo em campo na comemoração da equipe com o primeiro gol. Virou gif animado e ganhou criativas versões, compartilhadas sob a hashtag #FailNeymar.

MUSA Uma colombiana que assistia à partida no estádio virou musa do jogo ao se surpreender com sua imagem no telão. Bastou a cantora pop Rihanna postar a cena em seu Twitter com a hashtag #colombiancute (colombiana fofa) para a jovem ganhar menção em todos os perfis. Muitos brasileiros espertinhos escreveram que a Seleção poderia voltar para a Colômbia, que eles acolheriam a bela em casa.

ZONA MISTA » Agora é clássico mundial

Kelen Cristina, » Com Braitner Moreira e Paulo Galvão
Estado de Minas: 05/07/2014


 (Luciana Whitaker/Reuters %u2013 16/2/06)


 “Semifinal do Mundial. Belo Horizonte vai ferver!!!”, avisou o volante Fernandinho, em sua conta no Instagram, em foto ao lado do lateral Marcelo, assim que terminou a dramática partida entre Brasil e Colômbia, no Castelão. A vitória por 2 a 1 sobre os Cafeteros garantiu à Seleção de Felipão seu primeiro confronto com peso de clássico mundial na Copa, terça-feira, contra a Alemanha, no Mineirão. Pensa que os alemães secaram os donos da casa, para fugir da pressão? Nada disso! Antes de a bola rolar em Fortaleza, o volante Schweinsteiger logo revelou sua torcida pelas redes sociais. “Vamos, Brasil”, escreveu, assim, em português. Capitães das equipes na década de 1970, Carlos Alberto Torres e Beckenbauer também se esbarraram na internet. “Parabéns à Alemanha, agora é ver quem estará na semifinal”, postou o Kaiser. O brasileiro devolveu de primeira: “Espero te ver na semifinal!”. Tão logo foi confirmada a passagem do Brasil à próxima fase, o atacante da Seleção Germânica Podolski tuitou: “Alemanha x Brasil. Melhor, impossível. Nos vemos em Belo Horizonte…”. O duelo perdeu um pouco de brilho, com o desfalque de Neymar – diagnosticado com uma fratura na terceira vértebra. Mas será, certamente, outro teste para corações fortes.


Com a bênção do presidente

Pela primeira vez neste Mundial, o presidente da Confederação Brasileira do Futebol (CBF), José Maria Marin, foi para o estádio no ônibus dos jogadores. O cartola foi o segundo a descer do veículo, logo depois do técnico Luiz Felipe Scolari. Enquanto a comissão técnica seguiu para o vestiário, Marin permaneceu parado, esperando que os atletas descessem. Cumprimentou todos, um a um, com um abraço.


Vermelho que deu azar
A “febre amarela” da Colômbia contagiou os estádios pelos quais os Cafeteros passaram. Ontem, em Fortaleza, porém, a torcida decidiu abraçar o time e boa parte dela vestiu a camisa vermelha, uniforme reserva usado pela primeira vez pela equipe em uma Copa desde 1990. Depois da derrota, muitos devem ter se arrependido de ter aberto mão do amarelo...


Na bronca
Argentinos e mexicanos se notabilizaram nesta Copa pela animação, fazendo festa não só nos estádios, mas também nas ruas das cidades por onde passaram. Os comerciantes do Rio, porém, não viram muita graça nos hermanos. “Eles fazem muito barulho, mas gastar dinheiro que é bom, nada”, disse o dono de um tradicional bar de Copacabana. “Quem deve ter gostado são os donos de supermercados e padarias,  pois eles compraram muito pão, queijo e presunto. Só comem isso”, afirmou  outro comerciante.


Revolta…
Poucos minutos depois de ser confirmada a lesão de Neymar, o colombiano Zúñiga – autor da joelhada que machucou o jogador brasileiro – teve seu perfil na versão em português da Wikipédia (página de conteúdo colaborativo) modificado de forma radical. Na descrição do atleta, a seguinte definição: “Futebolista colombiano criminoso safado que devia ser preso e apedrejado, que atua como lateral. Atualmente, joga pelo Napoli”. Depois de 10 minutos no ar, a descrição foi alterada, limitando-se a informar origem, posição e clube de Zúñiga.


… e corrente
A hastag #ForçaNeymar liderou os Trending topics (lista de assuntos mais comentados) do Twitter ontem à noite, tão logo a notícia se espalhou. E não foi apenas no Brasil. Na Argentina, paradoxalmente à propalada rivalidade entre os países, o corte do brasileiro também causou comoção, com a hashtag sendo traduzida para o espanhol:  #FuerzaNeymar. Não faltaram, ainda, ironias. Uma torcedora se lembrou do episódio de Os Simpsons que mostrou Homer no Brasil apitando um jogo de Copa. Em uma das cenas, Neymar aparece caído no campo, durante Brasil x Alemanha, no Itaquerão, pela final do Mundial. A intenção dos roteiristas foi levar para a telinha a fama de cai-cai do brasileiro. Mas não deixou de ser uma coincidência, no mínimo, macabra.

COLUNA DO JAECI » Brasil x Alemanha.‏

COLUNA DO JAECI » Brasil x Alemanha. 

Agora na semifinal "Vencemos e despachamos a zebra. Contra a Alemanha, não existe favorito. Vamos ao Mineirão na terça-feira, torcer e acreditar no Brasil" 
 
Jaeci Carvalho
Estado de Minas: 05/07/2014


Foi no sufoco, na raça, na vontade. Brasil nas semifinais, apesar de Felipão, técnico ultrapassado, sem nada de novo a apresentar. Mas, como escrevi na quinta-feira, a Colômbia não tem tradição e jamais iria para cima. James Rodríguez, artilheiro da Copa, até fez seu gol, de pênalti, mas, bem marcado, nada pôde fazer, assim como Neymar. Vamos pegar a Alemanha, em sua 13ª semifinal, com time pragmático e de muita força. Prevaleceram a força e a camisa brasileira, com futebol ruim, mas de boa marcação. A entrada de Maicon no lugar da Avenida Daniel Alves deu resultado, os problemas por aquele setor acabaram.

Não foi um grande jogo. Tanto que os goleiros foram pouco acionados. As equipes se respeitaram demais. O Brasil foi pragmático, como tinha de ser, e até imitou o futebol alemão. O que importa é que está na semifinal e tem a chance de disputar o título, embora a Alemanha não seja a Colômbia. Tem tradição, três títulos e sabe que é a última chance de consagrar o técnico Joachim Löw, há oito anos no cargo. Neymar saiu machucado e está fora da competição. Como o Brasil venceu sem a participação dele, pode continuar assim.

Mas a Copa é aqui. Apostei em Alemanha, Argentina, Holanda e Espanha nas semifinais. Errei uma e posso acertar três. Sobre o jogo de ontem, de muita marcação, os craques não jogaram e ele foi decidido em três bolas paradas, como dizem os treinadores. Um escanteio para o Brasil determinou o gol de Thiago Silva. O de David Luiz foi de falta. E o de James Rodríguez, de pênalti. Escrevi que se a Colômbia nos respeitasse, seria eliminada. Não deu outra. Felipão, por determinação do presidente da CBF, José Maria Marin, trocou Daniel Alves por Maicon, que marca mais, apoia com maior determinação e neutralizou as opções ofensivas do adversário.

Nesta reta final, não há jogo bonito. Como jamais chegou às quartas, a Colômbia sentiu o peso da camisa rival. O Brasil não teve grande atuação, mas fez o suficiente para chegar às semifinais. Pela primeira vez em Mundiais, pegamos a Alemanha na final de 2002. Agora, será na semifinal. Duas seleções de camisa, tradição e títulos, e a que for mais competente vai chegar à final. Os alemães tiveram essa chance em casa, em 2006, mas não resistiram à Itália.

Terça-feira, no Mineirão. O Brasil, mesmo com time fraco, chegou lá e, se melhorar um pouco, pode até ir à final. Há quatro anos aposto em Alemanha x Argentina. Jamais acreditei nos brasileiros. Hoje, contra a Bélgica, não tenho dúvidas de que os argentinos vão passar. Acho que vão pegar a Holanda na outra semifinal. Os holandeses podem perfeitamente vencer os hermanos.

Vencemos e despachamos a zebra. Contra a Alemanha, não existe favorito. Vamos ao Mineirão na terça-feira, torcer e acreditar no Brasil. Não estamos jogando bom futebol, mas quem está? A torcida quer ver o Brasil campeão, em casa. Nada mais justo. Mesmo que ele não ande jogando futebol de primeira. E quem está? Já escrevi aqui e disse no meu Alterosa no ataque: não há uma seleção referência nesta Copa. Jogar em casa é uma vantagem. Vamos torcer para chegarmos à final. Sinceramente, acho difícil passarmos pela Alemanha, mas não custa tentar.

PELO MUNDO » Contusão domina as manchetes‏

PELO MUNDO » Contusão domina as manchetes Problema de Neymar e despedida honrosa da Colômbia recebem destaque internacional

Estado de Minas: 05/07/2014

O ponto final à participação do atacante Neymar na Copa do Mundo’2014 rapidamente tomou conta da imprensa internacional, que deu destaque à lesão na terceira vértebra da coluna do principal jogador da Seleção Brasileira. O site do diário espanhol Mundo Deportivo, de Barcelona, foi dramático ao relatar o ocorrido com o jogador do Barça: “De dúvida a baixa absoluta. Uma mau presságio se acentuou quando Luiz Felipe Scolari disse na sala de imprensa que seria difícil contar com o jogador. Minutos mais tarde, a confirmação de que ele estava fora do resto do mundial”, explicou.

O Diário Olé, da Argentina, conhecido pela ironia no tratamento aos brasileiros, também mudou sua notícia principal rapidamente. A manchete provocativa “Seguem chorando...”, que falava da dificuldade do Brasil para avançar à semifinal, foi substituída pela “É para chorar”, contando o drama do brasileiro. “Levaram Neymar para o hospital, diagnosticaram a lesão e está fora da Copa. O Brasil está sem sua principal figura”, dizia a matéria.

Os principais jornais europeus também comentaram a perda. O italiano Corriere dello Sport afirmou “Fim do Mundial para Neymar”. O Bild, da Alemanha, próximo rival do Brasil, chamou a atenção para a lesão do principal jogador da Seleção Brasileira: “Brasil vence! Mas preocupações com Neymar”.

ORGULHO E RECLAMAÇÃO “Obrigado, minha Seleção. A melhor da história. Colômbia, eu te amo”. Desta forma, o site do jornal El Tiempo, o principal do país vizinho, tratou a derrota da Colômbia para o Brasil, por 2 a 1, ontem, no Castelão, que deu fim à melhor campanha dos Cafeteros na história das Copas: “Tricolor sai do Mundial, mas cumpriu o sonho de gerações. Voltou a fé”. O periódico, no entanto, não deixou de criticar a atuação do árbitro espanhol Carlos Velasco: “com arbitragem discutida, Brasil venceu”.

A crítica à arbitragem – que economizou nos cartões amarelos e anulou um gol de Mario Yépes, por impedimento no início do lance –, foi endossado pelo maior ídolo do futebol no país, Falcao Garcia, que ficou fora do Mundial por lesão. “Para a próxima partida, entrem em acordo para chamar o árbitro, que hoje não veio”, escreveu em sua conta no Twitter. A popular rádio Gol Caracol, por sua vez, destacou: “Colômbia se despediu de cabeça erguida.”