Estado de Minas: 09/04/2014
Mais um dia recheado de estreias. No Discovery Home & Health, às 19h50, David Tutera (foto) assume o comando das cerimônias em Casamento dos sonhos. A cada episódio, a produção surpreende um casal e sugere alterações fundamentais para repaginar a festa e trazer elegância à cerimônia, em uma espécie de cruzada pelo bom gosto.
Maria Flor estreia na
direção com Só garotas
No Multishow, são duas as novidades. Às 21h30, estreia Só garotas, com Maria Flor na direção da série, que vai abordar questões amorosas, profissionais e cômicas de Clara (Flora Diegues), Fernanda (Vitória Frate), Mel (Julia Stockler) e Olívia (Liliana Castro). Às 22h, retorna a série Estranha mente, com Fernando Caruso, contando com a participação de Mateus Solano no quadro “Teste de novela”, em que tem que fazer testes para papéis bizarros.
Du Moscovis estrela
novo seriado do GNT
No canal GNT, o destaque é Questão de família, às 22h30. Eduardo Moscovis interpreta um juiz da Vara de Família que não tem uma rotina muito comum. Ele tem um passado conturbado e carrega problemas familiares, como a luta do irmão contra as drogas. Enquanto enfrenta seus próprios dilemas, ele vê passar diante de si, na sala de audiência, questões complexas: ex-cônjuges que lutam por bens materiais ou guarda dos filhos, filhos rejeitados e não reconhecidos e outros casos ainda mais complicados.
Canal ID promove
investigação policial
No canal ID, mais duas novidades. Às 20h, estreia Crimes da escuridão, que começa investigando um duplo homicídio numa pequena cidade americana na fronteira com o Canadá. Às 21h, é a vez de Matadores frios, que reúne depoimentos de familiares das vítimas, de investigadores envolvidos nos casos, e dos próprios assassinos para contar histórias de crimes ocorridos em locais remotos, como o Alasca, cenário do primeiro episódio.
Arte 1 exibe drama
vencedor de Cannes
O Telecine Cult continua sua Madrugada faroeste com mais dois títulos do gênero:100 rifles (0h05) e Má companhia (2h05). Mas o grande destaque do dia é Entre os muros da escola, filme de Laurent Cantet que foi o vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes em 2008, mostrando os conflitos culturais dentro de uma escola na periferia de Paris. Vai ao ar às 22h, no Arte 1.Outras atrações da programação: Um sonho de liberdade, às 20h55, na Warner; Minha vida sem mim, às 21h55, no Glitz; Prenda-me se for capaz, às 22h, no Telecine Touch; Amostra grátis, também às 22h, na HBO HD; Tá rindo do quê?, às 22h30, no Universal; e Match point – Jogo perigoso, à meia-noite, no Megapix.
CARAS & BOCAS » Momento mágico
Simone Castro
Zelão (Irandhir Santos) e seu lindo cavalo são algumas das atrações de Meu pedacinho de chão |
Quer uma trama para aliviar o estresse do dia? Ou apenas para apreciar uma boa história, que ainda ofereça cenários belíssimos, figurinos caprichados e interpretações arrebatadoras? Então, se deixe levar pela magia de Meu pedacinho de chão (Globo). Bela, lúdica e sem perder o fio da meada: assim foi a estreia, anteontem, da nova novela das seis. Embalada pela maravilhosa trilha sonora do maestro Tim Rescala, um universo riquíssimo que mescla, além do lirismo, também a comédia e a tragédia – com incursões diferenciadas, como pela música da banda americana DeVotchka, entre outras –, e é um motor da narrativa, a novela, remake de Benedito Ruy Barbosa sobre seu próprio original, tem o toque de midas do diretor Luiz Fernando Carvalho. Sem desviar do tema principal, datado de 1971, a luta entre progresso e retrocesso com forte crítica social, Carvalho, especialista em transportar o telespectador para o mundo da fantasia, tem entre suas outras qualidades a competência na direção dos atores. Perfeccionista, ele trabalha para tirar o melhor de cada um. E consegue verdadeiros milagres como, por exemplo, com sua protagonista, Juliana Paes. Ela interpreta Maria Catarina, a Madame Epa, e levou para a telinha uma composição deliciosa. No meio de feras, como Osmar Prado (Coronel Epa), Antônio Fagundes (Giácomo), Irandhir Santos (Zelão), Emiliano Queiroz (Padre Santo) Flávio Bauraqui (Rodapé), Ricardo Blat (Prefeito das Antas), outra prova da direção milimétrica de Carvalho são os atores mais jovens, como Johnny Massaro (Ferdinando). Para quem torceu o nariz para sua escalação, esperam-se boas surpresas por aí. E se o público precisa de novidades, que tal acompanhar a trajetória da “mulher-homem” Gina, um achado nas mãos da atriz Paula Barbosa? Uma parceria a ressaltar é a de Rodrigo Lombardi, também ótimo como Pedro Falcão, e nossa gloriosa Inês Peixoto, do Grupo Galpão, sua esposa, Dona Tereza. Bruna Linzmeyer, que vem de um bom trabalho como a autista Linda de Amor à vida (Globo), agora interpreta a professora Juliana e terá que lidar com variadas emoções, já que será cortejada por nada menos do que três cavalheiros. Não se pode esquecer da dupla de pequeninos, Serelepe (Tomás Sampaio) e Pituquinha (Geytsa Garcia), que já mostrou a que veio.
No mais, a destacar o figurino e a caracterização – que cria tipos estereotipados – com suas tintas carregadas, nos brindando com uma explosão de cor. O visual da personagem de Juliana Paes, por exemplo, é inspirado em Maria Antonieta, rainha consorte da França, ou seja, bem exagerado. Mas, no geral, buscou-se uma estética que remeta a um conto de fadas atemporal. O cenário é um detalhe à parte: é como se o telespectador desembarcasse em uma cidade de brinquedo, com suas esculturas de lata, cavalos coloridos, árvores igualmente coloridas com mantas de crochê e aquele galo estilizado saudando a chegada à linda Vila Santa Fé. Vale lembrar que é a cidade vista pelos olhos do menino Serelepe, que não desgruda de sua luneta, daí o mundo mágico. Figurinos e cenários de uma trama passada no interior – e o sotaque é tudo de bom! – nos aguçam a curiosidade a cada cena. Quer saber? Deixe-se levar por essa magia. Como não se trata de uma minissérie, uma dúvida paira no ar: será que o autor e Luiz Fernando Carvalho conseguirão manter o fôlego durante toda a novela, mesmo em uma trama mais curta do que as outras? É a prova de fogo.
NARRADOR RENOVA E
FICA ATÉ A OUTRA COPA
Não. A Copa do Mundo de 2014 no Brasil não será a última do narrador Galvão Bueno. Ele acaba de renovar com a Globo por mais cinco anos. Ou seja, ele estará à frente da cobertura da Copa do Mundo de 2018, que será realizada na Rússia.
MISSÃO EM CAMPO
A série Homeland vem aí em sua quarta temporada. A emissora Showtime divulgou novidades sobre a atração, que terá gravações na Cidade do Cabo, na África do Sul. Na trama, Carrie, a agente vivida por Claire Danes, será enviada para uma das mais perigosas estações da CIA no Oriente Médio, onde voltará a lutar contra terroristas. A agente também terá missões em campo, ao contrário das temporadas anteriores. Homeland conta a história da agente da CIA Carrie Anderson e sua luta para tentar localizar e capturar os principais terroristas que ameaçam os Estados Unidos, especialmente os seguidores de Abu Nazir. Os fãs da série se surpreenderam no final da terceira temporada com a morte de Nicholas Brody (Damian Lewis), um dos principais nomes do programa. No Brasil, Homeland é exibida pelo canal FX (TV paga).
viva
Ainda que não seja o melhor filme do ator e diretor, valeu pela homenagem a José Wilker a exibição de Giovanni Improta. E, depois, o Programa do Jô, mostrando participações especiais de Wilker.
vaia
O Vídeo show (Globo) reestreou, anteontem, o quadro “Novelão”, um dos preferidos do público. Mas trocou o nome da série Anos dourados, em exibição, por Anos rebeldes.
Não dá, né?
simone.castro@uai.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário