sábado, 27 de dezembro de 2014

Brasil - Eduardo Almeida Reis

Não sei quando nem onde começaram os estudos sociológicos, como era ensinada a disciplina, de que recursos se valiam os primeiros mestres


Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas - 27/12/2014



Sociologia é o estudo científico da organização e do funcionamento das sociedades humanas e das leis fundamentais que regem as relações sociais, as instituições etc. É também a descrição sistemática e análise de determinados comportamentos sociais. Não sei quando nem onde começaram os estudos sociológicos, como era ensinada a disciplina, de que recursos se valiam os primeiros mestres, mas hoje é tudo muito fácil através da tevê.
Venho acompanhando as chamadas para o programa E agora prometido “em breve” na GloboNews, não sei se único ou uma série, só os vídeos sem as vozes dos participantes. No dia em que este suelto for publicado o programa já deve ter sido exibido, o que não me impede de antecipar o doloroso philosophar: o Brasil é aquilo que aparece nas chamadas. Não digo todo o país, porque há o ITA, o IME, a Embrapa, o Butantan, a Fiocruz e mais duas dúzias de centros de excelência e esperança, mas o resto é aquilo que vejo nas chamadas filmadas “na laje”, com algumas oscilações para melhor ou para pior.
Há regiões lindíssimas, é certo, mas a sociologia não estuda a organização do pantanal, da floresta amazônica, das praias, dos mares, dos bichos, das flores. As instituições e as relações sociais, salvo melhor juízo, são assustadoras, como também é assustadora a caduquice de um philosopho amigo nosso, que escreveu “relações sexuais” aí atrás, antes de salvo melhor juízo.

Noticiário
Isabel Cristina da Silveira, Jorge Beltrão Negromonte da Silveira e Bruna Cristina Oliveira da Silva foram condenados pela morte, em maio de 2008, de Jéssica Camila da Silva Pereira, de 17 anos. Ficaram conhecidos com Canibais de Garanhuns, porque comeram a carne da mocinha. No julgamento realizado em Olinda, PE, Negromonte foi condenado a 21 anos de reclusão mais um ano e meio de detenção, enquanto Isabel e Bruna foram condenadas a 19 anos de reclusão mais um ano de detenção. Logo, logo estarão soltos para canibalizar outras vítimas.
Garanhuns e Olinda ficam em Pernambuco, República Federativa do Brasil, país em que circula em liberdade, ao cabo de um ano de cadeia, o ilustre paulista Valdemar da Costa Neto, que foi casado com Maria Christina Mendes Caldeira, proporcionando à nação um dos divórcios mais divertidos de que há notícia nos últimos cinco séculos.
Diante deles, a coisa mais natural do mundo é a notícia de que as focas, mamíferos pinípedes carnívoros, da família dos focídeos, encontrados em todos os oceanos, especialmente nas regiões mais frias, têm sido fotografadas pelos cientistas, que fazem documentários sobre a vida selvagem na região do sub-antártico, estuprando pinguins, aves esfenisciformes da família dos esfeniscídeos, restritas ao hemisfério austral, que têm asas modificadas em aletas e pés munidos de nadadeiras adaptados à natação.
Na Ilha Marion, uma das Ilhas de Príncipe Eduardo, no Atlântico Sul, os machos da família dos focídeos, na falta de fêmeas, têm desrespeitado o pinguim-rei em atividades sexuais que, no mundo humano, seriam comparadas aos estupros. O estudo foi publicado na revista Polar Biology e mostra que as focas machos não se importam com o sexo dos pinguins, copulando indistintamente com machos e fêmeas.
Em um dos casos relatados, não conseguindo copular, a foca matou o pinguim e se alimentou de sua carne, talqualmente os canibais de Garanhuns. O que absolutamente não quer dizer que as focas estejam livres de ser estupradas. Em 2011, foram relatados pelo menos 15 casos em que os estupradores eram lontras machos, que chegaram a matar diversas focas no ato.
No meu entendimento de philosopho, lontras que estupram e se alimentam de focas, que estupram e se alimentam de pinguins, são as coisas mais naturais do mundo e não devem espantar um país que tem os canibais de Garanhuns e o carismático honoris causa de Caetés, cidades pernambucanas separadas por 19,6 quilômetros através da BR-424.

O mundo é uma bola
27 de dezembro de 1831: Charles Darwin embarca no HMS Beagle para sua viagem ao redor do mundo. Em 1797, nascimento de Domitila de Castro Canto e Melo, marquesa de Santos, que foi a Rose de dom Pedro I. Em 1822, nasceu Louis Pasteur, cientista francês, benfeitor da humanidade. A exemplo de vários outros gênios, nunca foi aluno brilhante no colégio e na universidade.
Em 1935, a Pérsia passa a se chamar Irã. Em 1939, criação do DIP, Departamento de Imprensa e Propaganda do Estado Novo, na ditadura Getúlio Vargas. Em 1945, criação do FMI, o Fundo Monetário Internacional. Em 1949, os Países Baixos reconhecem a independência da Indonésia. Em 1978, depois de 40 anos de franquismo, a Espanha aprova uma Constituição democrática. Em 2007, assassinada no Paquistão Benazir Bhutto, duas vezes primeira-ministra, educada em Harvard e em Oxford, advogada, a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe de Governo de um estado muçulmano moderno.

Ruminanças
“Hawk Eyes, olhos de falcão, é o nome de uma das empresas do lobista Fernando Soares, o Baiano, fornecedor do PMDB. Faz sentido” (R. Manso Neto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário