Estado de Minas: 08/04/2014
O ator Mickey Rooney tinha 93 anos e foi casado oito vezes |
Ele dançou com Judy Garland, casou-se com Ava Gardner e participou de mais de 250 filmes. O ator norte-americano Mickey Rooney morreu no domingo, aos 93 anos, e permanecerá para sempre como um dos principais astros mirins de Hollywood. “É com tristeza que informo que meu pai faleceu hoje”, escreveu o coreógrafo Michael Rooney no Twitter.
Ele gostava de dizer “somos os dois Mickeys mais famosos do mundo” sobre o rato que é símbolo da Disney. Também afirmava que Walt Disney deu o nome ao personagem em sua homenagem. Baixinho – tinha apenas 1,57m –, ruivo, com o rosto redondo e sempre sorridente, Mickey Rooney nasceu no Brooklyn, Nova York, em 23 de setembro de 1920, com o nome de Joseph Yule.
Em 1926, estreou no cinema mudo e um ano depois se tornou uma estrela com um personagem que ficou muito popular: Mickey McGuire, cujo nome acabou por adotar. Mas foi com os filmes nos quais interpretou Andy Hardy (foram 14 produções entre 1937 e 1944) que virou ídolo nos Estados Unidos.
Depois de conhecer Judy Garland em um curso de interpretação, dividiu as telas com a popular estrela em vários filmes de sucesso, incluindo a série de Andy Hardy. Também teve papéis memoráveis como Puck em Sonho de uma noite de verão (1935) e em A mocidade é assim mesmo (1944), com Elizabeth Taylor. Rooney foi indicado ao Oscar quatro vezes, mas suas únicas estatuetas foram honoríficas. Em 1939, a Academia de Hollywood lhe concedeu um prêmio por sua contribuição como ator juvenil e, em 1983, recebeu um segundo prêmio, em reconhecimento a seus 50 anos de carreira.
Depois de ter sido o campeão de bilheteria entre 1939 e 1941, Rooney teve dificuldades de retomar a carreira ao retornar a Holywood após ser enviado à Segunda Guerra Mundial. Ele se reinventou com papéis pequenos e chegou a ter um programa de televisão, The Mickey Rooney show, em 1954.
Na década de 1960, fez apresentações em boates e no circuito teatral, ao mesmo tempo em que interpretava papéis de coadjuvante nos filmes Bonequinha de luxo (1961) e Deu a louca no mundo (1963). Nos anos 1980 e 1990, participou das séries de televisão The love boat (1982), Murder, she wrote (1993) e ER – Plantão médico (1998), e nos filmes como Babe: O porquinho atrapalhado na cidade (1998). Recentemente, participou da comédia Uma noite no museu, ao lado de Ben Stiller.
Casamento
Rooney se casou oito vezes. “Tive azar no casamento”, disse em entrevista de 2003, “mas sou agradecido que tenham me deixado sete filhos, quatro filhas e sete netos”. Sua última esposa, Jan Chamberlin Rooney, disse na ocasião ao mesmo jornal: “Não queria me casar com ele, por seu histórico, mas realmente me apaixonei por ele. Estamos casados há 30 anos e são as coisas boas que contam”. Em 2012, o casal anunciou a separação.
Em março de 2011, Rooney viajou a Washington, onde testemunhou em um comitê do Senado sobre o abuso contra as pessoas mais velhas. Poucos meses depois, apresentou acusações por abuso de idosos e fraude contra seu enteado Christopher Aber – filho de sua última esposa – e sua mulher. Um tribunal emitiu uma ordem de restrição contra os Aber e o caso foi decidido a favor de Rooney em 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário