terça-feira, 13 de maio de 2014

O valor da matemática - Jacqueline Rezende

O valor da matemática 
 
O exercício da habilidade ativa a parte do cérebro responsável pela razão 
 
Jacqueline Rezende
Especialista em gestão estratégica de pessoas, diretora geral da SIAS Educação e Consultoria
Estado de Minas: 13/05/2014


Ao contrário do que se imagina, a matemática é tão importante em nossas vidas quanto a língua que falamos. Ela está presente diariamente nas atividades cotidianas, como, por exemplo, ao programar o despertador em cinco minutos na função soneca. Faça o teste! Passe, no mínimo, 10 minutos do dia sem envolver os números. É impossível! Essa máxima também se aplica à carreira. Um erro de diversos profissionais é escolher a profissão na área de humanas ou biológicas, acreditando que estará livre da matemática. Devido à sua importância, a aplicação da habilidade nas atividades cotidianas tem sido cada vez mais exigida e avaliada pelos gestores durante o processo de recrutamento de seus profissionais. Por isso, aqueles que dominam matemática são considerados profissionais diferenciados.

Todos sabem que a administração é uma carreira que está diretamente ligada à exatidão dos números, por ser uma área que requer muito planejamento, organização e controle na realização dos orçamentos de projetos, bem como na resolução de situações que envolvam cálculos estatísticos. Por isso, o profissional que pretende atuar na área administrativa precisa ter domínio da matemática para ser bem sucedido. Mestres de obras, pedreiros, ajudantes de obras e todos os outros profissionais da construção civil também lidam com a matemática em tempo integral. Seja no cálculo de espaços para a construção junto aos engenheiros, na execução da obra, assentando um piso, colocando um acabamento, ou até mesmo preparando o material a ser utilizado. Os profissionais do comércio, vendedores, caixas também precisam cotidianamente utilizar a matemática no atendimento ao cliente, no cálculo de preço, prazo, descontos, parcelas e condições. Assim acontece na psicologia e no direito, em que a matemática auxilia no cálculo de pensões, herança e partilha. Na área de Tecnologia da Informação (TI), tudo envolve, de fato, a matemática, como os caráacteres, derivados, a exibição de um vídeo, ao salvar um arquivo ou ao compactá-lo. Antigamente, nossos avós e pais apresentavam um raciocínio mais avançado, se comparado aos jovens de hoje. Essa falha tem refletido no perfil dos profissionais que encontramos no mercado de trabalho atual. A maior parte dos casos é de profissionais sem capacidade sólida de análise, de estratégica e de resolução de problemas, o que influencia diretamente nos resultados obtidos pelas empresas.

O que muitos profissionais não percebem é que o exercício da matemática auxilia no desenvolvimento de outras competências, como a capacidade de entendimento do tempo, do espaço, a lógica, a criatividade e a inovação, essenciais para as mais variadas carreiras. O exercício contínuo da habilidade auxilia no desenvolvimento do hemisfério do cérebro responsável pela razão. Hoje, existem ferramentas que facilitam os cálculos e oferecem informações prontas, reduzindo a capacidade de desenvolvimento lógico e racional dos jovens. Para eles, a matemática tornou-se um bicho de sete cabeças. Por isso, o desafio atual dos gestores é demonstrar aos jovens profissionais a importância de desenvolverem o capital intelectual. É preciso mostrar a esses jovens que o mercado busca profissionais multidisciplinares e entendedores da importância das ciências lógicas e exatas, independentemente da formação profissional, do cargo ou da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário