Zero Hora 24/05/2015
Tenho
vontade de abraçar afetuosamente aquele que se confessa inapto para explicações
com tanta gente enrolando por aí
O
texto em que condenei os serviços prestados em estabelecimentos comerciais de
Porto Alegre (Chardonnay Tinto, publicada em Zero Hora do dia 13 de maio) teve
um retorno expressivo. Alguns empresários me alertaram de que o problema não se
resume a treinamento há também muita falta de comprometimento dos funcionários,
que optam pelo rodízio de empregos em vez de se dedicar a um plano de carreira.
Feito
este registro, o que restou foi a concordância maciça dos leitores e relatos de
casos engraçados envolvendo atendimentos sofríveis. Da série rir para não
chorar.
O
que mais me divertiu foi uma frase clássica que se aplica em restaurantes no
momento em que pedimos para o garçom esclarecer o modo de preparo de um prato.
Sabe-se que o cliente não tem superpoderes para adivinhar do que se trata o
“Filé Gruta Azul” ou o “Frango à moda do chef” e, se a descrição não está no
cardápio, só resta perguntar: como é que é? Não raro o garçom, simpático e
solícito, responde: “Bá, agora tu me pegou”.
Com
você, nunca?
Não
só em restaurantes. Você entra numa loja e pergunta se tem aquela calça verde
da vitrine, só que na cor preta. “Bá, agora tu me pegou.” Dá para pagar com
cheque? “Bá, agora tu me pegou.” O feriado é na terça, a loja abrirá na
segunda? “Bá, agora tu me pegou.”
É a
expressão que define o atendimento gaúcho. Estão todos os elementos ali. O
orgulho local (“Bá”), nenhuma cerimônia com desconhecidos (“tu”) e a
concordância verbal peculiar (“me pegou”) – sem falar na comédia toda. Pô, o
sujeito não tinha decorado essa parte. Como será feito o raio do Filé Gruta
Azul? É um convite para chutar, mas melhor não. Bora perguntar para o
cozinheiro. E torcer para que ele saiba.
Recentemente,
eu estava na padaria de um súper sem ninguém para atender no balcão quando vi
uma moça uniformizada empilhando umas embalagens ali ao meu lado. Perguntei se
era ela quem atendia naquele setor, e ela confirmou assim: “Tu tá com pressa?”.
Inúmeras
vezes entrei em lojas cujo atendente estava de olho no seu smartphone e nem
levantou a cabeça para dar bom dia, e lembro também... Ah, deixa pra lá, isso
já está virando bullying. Fiquemos com a graça da coisa: “Bá, agora tu me
pegou”.
Tenho
vontade de abraçar afetuosamente aquele que se confessa inapto para
explicações. É um indefeso. Não está preparado para enfrentar perguntas
difíceis. Tanta gente enrolando por aí, enquanto ele revela sua fragilidade sem
subterfúgios. Admite a própria limitação. Mas, obstinado em acertar, vai em
busca da resposta.
“O
cozinheiro disse que o filé Gruta Azul, moça, é na verdade uma maminha
temperada com muita pimenta e que vem acompanhada com batatas ao molho picante
e ervas.”
Ervas
finas ou ordinárias?, você pergunta, só para zoar.
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