quinta-feira, 1 de maio de 2014

Inovação made in BH - Silas Scalioni

Mineiro que criou grupo empresarial de internet, especializado em soluções digitais de comunicação corporativa, é indicado como um dos 10 empreendedores de vanguarda do Brasil


Silas Scalioni
Estado de Minas: 01/05/2014



Aos 32 anos, Gustavo Caetano recebeu a indicação pela criação da Samba Tech, empresa que criou plataforma   on-line para transmissão de vídeos em ambientes corporativos (Pedro Vilela/Agencia i7)
Aos 32 anos, Gustavo Caetano recebeu a indicação pela criação da Samba Tech, empresa que criou plataforma on-line para transmissão de vídeos em ambientes corporativos

Não é de hoje que Minas Gerais vem ganhando projeção no Brasil como polo de inovação tecnológica. A comprovação maior disso se deu agora, quando um jovem empreendedor mineiro se tornou um dos 10 empresários de vanguarda a constar na seleta lista do Prêmio Inovadores Com Menos de 35 anos, promovido pela revista Technology Review, do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Se participar de uma seletiva dessas, que conta com as principais referências nacionais e internacionais do mercado de inovação como jurados, já é uma grande conquista, imagine então ir além e se tornar um dos selecionados e, portanto, ter a chance de integrar, mais adiante, a lista dos nomes mais inovadores do mundo? Pois esse feito foi obtido por Gustavo Caetano, de 32 anos, executivo maior da Samba Tech, empresa mineira criadora de uma plataforma on-line para a transmissão de vídeos para ambientes corporativos e que já recebeu vários prêmios nacionais e internacionais, como os do site de negócios e tecnologia Business Insider e da revista Forbes.

A versão para o Brasil da lista anual de jovens inovadores da Technology Review, que ocorreu pela primeira vez, visa homenagear profissionais que usam a tecnologia para desenvolver algo realmente inovador e relevante. Nos Estados Unidos, tal prêmio antecipou o sucesso de importantes empreendedores, como Mark Zuckerberg (Facebook) e Sergey Brin (Google). A presença do mineiro na lista começou a se viabilizar em 2013, quando um dossiê sobre o porquê de ele ser reconhecido como um dos profissionais mais inovadores do país foi feito, descrevendo suas ações desde que fundou a Samba Tech e como respira inovação diariamente. Segundo o pesquisador da Fundação Getúlio Vargas, César Yokomizo, um dos membros do júri, Caetano conquistou com seu projeto uma porção do crescente campo da comunicação que ainda é precária “e, portanto, tem um tremendo potencial para gerar boa renda.”

Lista mundial Gustavo Caetano e os demais indicados vão participar de uma cerimônia de premiação no dia 13, no Rio de Janeiro, quando poderão conquistar vaga entre os pré-indicados para a lista internacional de 35 nomes, que é uma das disputas anuais por premiação em tecnologia mais acirradas do mundo. “Esse prêmio, junto com a recente lista da FastCompany, que nos pôs como uma das 10 empresas mais inovadoras da América Latina, mostra que estamos no caminho certo para continuar revolucionando a experiência digital”, acredita o empreendedor. A Technology Review realiza iniciativas similares à que fez no Brasil na Itália, Espanha França, Sudeste Asiático e em mais 13 países da América Latina.

Minas, na opinião de Caetano, é um celeiro de empreendedores. Haja vista o programa San Pedro Valley  (SPV), um dos mais contundentes ecossistemas de startups do Brasil, que concentra no Bairro São Pedro, Zona Sul de Belo Horizonte, cerca de 120 startups, mais de uma dezena de incubadoras e de centros de trabalho compartilhado. “Hoje, o SPV é um site que tem por objetivo apresentar as startups de Belo Horizonte para o Brasil e para o mundo, já que a cidade se tornou um polo de empreendedorismo e referência para empresas do ramo”, diz.

  quando a inovação
começou e sua evolução

A Samba Tech foi fundada por Gustavo Caetano há cerca de 10 anos, quando ainda era estudante na Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro. A empresa inovou ao oferecer uma plataforma on-line para a transmissão de vídeos, que, segundo ele, é totalmente democrática, por ser neutra e poder ser usada por grupos de mídia e empresas que não desejam se valer do YouTube para desenvolver seus trabalhos. Em 2011, a Samba Tech lançou dois produtos que deram origem a duas empresas independentes: AdStream Samba, que possibilita um fluxo de trabalho digital, rápido e fácil entre as agências de publicidade e a TV; e a Samba Ads, uma spin-off (um novo produto de mídia derivado de uma ou mais obras já existentes ) da área de publicidade em vídeos on-line. Para gerenciar as linhas de produtos e serviços, no ano passado foi criada a holding Grupo Samba.

Os top 10 do Brasil

Vários dos indicados na versão nacional da lista da Technology Review são empreendedores que criaram startups de tecnologia. Há ainda pessoas ligadas a universidades e institutos de pesquisa. Veja a relação dos agraciados:

Gustavo Caetano, de 32 anos
Executivo da empresa Samba Tech, criadora de uma plataforma para publicação de vídeos na web e de um sistema de anúncios em vídeos.

Vanessa Testoni, de 34
Doutora em engenharia elétrica pela Unicamp, trabalha no Instituto de Pesquisa Samsung e desenvolve tecnologias que tornam mais seguras as compras pela internet.

Lorrana Scarpioni, de 23
Fundadora da Bliive, rede social que permite que os usuários troquem entre si serviços que vão de pintura de casas a massagens e aulas de música.

Mario Adolfi, de 27
É fundador da Kidopi, startup que desenvolveu um aplicativo de administração hospitalar que correlaciona indicadores, como o número de leitos disponíveis e o de internações agendadas, facilitando as decisões sobre o atendimento.

Martín Restrepo, de 32
Cofundador da Editacuja, empresa que criou um método de ensino por meio de dispositivos móveis.

Guilherme Lichand, de 27
Economista e estudante de PhD em Harvard, é cofundador da MGov, empresa de consultoria em políticas públicas. Criou um sistema para coletar e distribuir dados meteorológicos, via celular, a agricultores em regiões carentes.

Lucas Strasburg, de 22
Estudante de engenharia mecânica na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo (RS), projeta e fabrica próteses ortopédicas de baixo custo feitas com plástico reciclado.

David Schlesinger, de 34
Médico e cofundador da empresa Mendelics, criou um método para diagnóstico de doenças genéticas raras, cuja identificação é sempre um desafio para os médicos.

Eduardo Bontempo, de 30
Especialista em educação e cofundador da empresa Geekie, criou um método de ensino para turmas heterogêneas (que reúnem crianças com diferentes níveis
de habilidade).

Wendell Coltro, de 34
É pesquisador da Universidade Federal de Goiás e desenvolve papéis reagentes que permitem a análise, a custo baixo, de fluidos como sangue e urina.

Ao leitor

A partir de hoje, o conteúdo do caderno Informática passa a ser divulgado nesta página de Ciência e Tecnologia, que continuará trazendo pesquisas científicas das mais diversas áreas, desenvolvidas no Brasil e no exterior, como também assuntos ligados ao mundo tecnológico. A coluna Mundo Link será publicada às terças-feiras, e a Técnicas e Truques, de B. Piropo, às quintas-feiras.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário