Christiano Rocco
Presidente do Instituto Ativa Brasil
Estado de Minas: 24/06/2014
Sempre em pauta
nas grandes discussões internacionais em função da Copa do Mundo no
Brasil, o futebol é destaque na imprensa e no cotidiano dos brasileiros.
Muito mais do que apenas uma paixão nacional ou um momento de diversão,
o esporte também é instrumento para auxiliar na formação e
desenvolvimento da consciência cidadã das crianças e adolescentes. Além
de focar nos grandes eventos da categoria, deve-se dar uma atenção
especial aos benefícios e influências positivas que o esporte exerce na
vida dos jovens e em como é importante incentivar projetos para
impulsionar o trabalho social desenvolvido pelo terceiro setor .
As histórias de atletas que encontraram no esporte a oportunidade de carreira ou recomeço de vida, como o caso do jogador Daniel Alves, lateral-direito da Seleção Brasileira, ou Neymar Jr., considerado o ídolo da nova geração, foram recentemente divulgadas em uma série de reportagem que retratou a trajetória de vida dos convocados para a Seleção. São 23 jogadores, cada um com uma história diferente, mas algo em comum: todos enxergaram no esporte a oportunidade ideal para transformar uma paixão em profissão e mudar de vida. Casos de superação e vitória servem de inspiração para milhares de crianças e jovens espalhados pelo país que buscam no esporte, principalmente no futebol, uma oportunidade para melhorar a condição de vida e promover a ascensão social.
Além dos benefícios à saúde, o incentivo à prática esportiva contribui para a motivação de crianças e adolescentes aos estudos, já que alguns projetos exigem que o atleta se empenhe na escola para conseguir notas dentro ou acima da média estipulada pela instituição para continuar treinando. Essa estratégia de inclusão social busca meios para inserir os jovens de periferias e regiões menos favorecidas no ambiente escolar, mesclando o amor pelo esporte com o incentivo aos estudos.
Os valores trabalhados durante os treinos como determinação, foco, responsabilidade e cooperação são absorvidos e aplicados na vida profissional e pessoal do atleta, ainda que de modo inconsciente, e contribui para a construção do caráter e cidadania dos jovens. O ambiente esportivo proporciona o autocontrole, agilidade, reflexo, coordenação motora e, principalmente, o respeito ao próximo entre os atletas.
Nas aulas de luta ou defesa pessoal, por exemplo, os competidores se curvam um diante do outro em sinal de igualdade e respeito, lições que as crianças carregam por toda a vida. Já outros esportes buscam trabalhar o lado intelectual e não o físico, como é o caso do xadrez, considerado uma atividade de estratégias e raciocínio lógico.
O jogo é uma excelente ferramenta educativa e atualmente é utilizado pelas escolas para auxiliar no desenvolvimento das habilidades de observação e reflexão dos alunos para a resolução de problemas a partir de uma análise do contexto geral no qual estão inseridos.
Na última década, houve uma difusão de projetos e instituições que investiram no esporte como método educativo, expandindo as iniciativas desenvolvidas por organizações governamentais e não governamentais que utilizam a prática esportiva como ferramenta para minimizar os problemas sociais. Porém, ainda são poucos os investimentos ou patrocínios destinados a esses projetos. É necessário que os setores públicos e privados desenvolvam ações sociais de incentivo ao esporte como um instrumento pedagógico no desenvolvimento social, psicológico, comportamental e profissional de crianças e adolescentes.
As histórias de atletas que encontraram no esporte a oportunidade de carreira ou recomeço de vida, como o caso do jogador Daniel Alves, lateral-direito da Seleção Brasileira, ou Neymar Jr., considerado o ídolo da nova geração, foram recentemente divulgadas em uma série de reportagem que retratou a trajetória de vida dos convocados para a Seleção. São 23 jogadores, cada um com uma história diferente, mas algo em comum: todos enxergaram no esporte a oportunidade ideal para transformar uma paixão em profissão e mudar de vida. Casos de superação e vitória servem de inspiração para milhares de crianças e jovens espalhados pelo país que buscam no esporte, principalmente no futebol, uma oportunidade para melhorar a condição de vida e promover a ascensão social.
Além dos benefícios à saúde, o incentivo à prática esportiva contribui para a motivação de crianças e adolescentes aos estudos, já que alguns projetos exigem que o atleta se empenhe na escola para conseguir notas dentro ou acima da média estipulada pela instituição para continuar treinando. Essa estratégia de inclusão social busca meios para inserir os jovens de periferias e regiões menos favorecidas no ambiente escolar, mesclando o amor pelo esporte com o incentivo aos estudos.
Os valores trabalhados durante os treinos como determinação, foco, responsabilidade e cooperação são absorvidos e aplicados na vida profissional e pessoal do atleta, ainda que de modo inconsciente, e contribui para a construção do caráter e cidadania dos jovens. O ambiente esportivo proporciona o autocontrole, agilidade, reflexo, coordenação motora e, principalmente, o respeito ao próximo entre os atletas.
Nas aulas de luta ou defesa pessoal, por exemplo, os competidores se curvam um diante do outro em sinal de igualdade e respeito, lições que as crianças carregam por toda a vida. Já outros esportes buscam trabalhar o lado intelectual e não o físico, como é o caso do xadrez, considerado uma atividade de estratégias e raciocínio lógico.
O jogo é uma excelente ferramenta educativa e atualmente é utilizado pelas escolas para auxiliar no desenvolvimento das habilidades de observação e reflexão dos alunos para a resolução de problemas a partir de uma análise do contexto geral no qual estão inseridos.
Na última década, houve uma difusão de projetos e instituições que investiram no esporte como método educativo, expandindo as iniciativas desenvolvidas por organizações governamentais e não governamentais que utilizam a prática esportiva como ferramenta para minimizar os problemas sociais. Porém, ainda são poucos os investimentos ou patrocínios destinados a esses projetos. É necessário que os setores públicos e privados desenvolvam ações sociais de incentivo ao esporte como um instrumento pedagógico no desenvolvimento social, psicológico, comportamental e profissional de crianças e adolescentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário