quarta-feira, 4 de junho de 2014

REGENERAÇÃO CEREBRAL » Descoberto neurônio que aciona células-tronco‏

REGENERAÇÃO CEREBRAL » Descoberto neurônio que aciona células-tronco
Estado de Minas: 04/06/2014




Até poucas décadas atrás, acreditava-se que o cérebro totalmente desenvolvido era incapaz de gerar novos neurônios. Hoje, sabe-se que o órgão jamais perde essa habilidade. Agora, mais uma vez, os cientistas são surpreendidos. Na Universidade de Duke, pesquisadores identificaram um tipo de célula cerebral que pode ordenar a produção de novos neurônios. O estudo, embora em fase in icial, levanta a esperança de que, um dia, o órgão possa se autorregenerar.

Os neurocientistas já suspeitavam que o cérebro tinha algum potencial de fabricar novos neurônios, mas não se sabia de onde vinham essas instruções, explica Chay Kuo, professor de biologia celular, neurobiologia e pediatria da instituição americana. Em uma pesquisa com ratos, a equipe de Kuo descobriu uma população de neurônios na zona subventricular do cérebro adulto. Essas células expressam a enzima colina-acetiltransferase (ChAT), necessária para produzir o neurotransmissor acetilcolina. Com ferramentas da optogenética – técnica não invasiva que permite visualizar e manipular circuitos neurais –, os pesquisadores conseguiram ver claramente que os neurônios dessa população estão associados com grupos de células-tronco. A pesquisa foi publicada na edição da revistsa Nature Neuroscience.

A população de neurônios ChAT+ maduros é apenas uma parte de um circuito neural pouco conhecido, que aparentemente “conversa” com células-tronco cerebrais e “encomenda” a elas o aumento da produção de novos neurônios, diz Kuo. Ele explica que ainda não foram desvendadas todas as partes da rede nem qual o código ela usa. Contudo, ao manipular os sinais dos ChAT+, a equipe de Duke teve certeza de que esse grupo de células é necessário para controlar a produção na região subventricular do cérebro.

“Temos trabalhado para determinar como a neurogênese se sustenta no cérebro adulto. É muito animador descobrir esse caminho escondido, um circuito neural que pode instruir diretamente as células-tronco a fazer mais neurônios imaturos”, diz Kuo. Ele espera que, no futuro, à base de células-tronco, seja possível estimular a neurogênese no cérebro, logo após uma lesão, fazendo com que funções afetadas sejam regeneradas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário