Goooool! De onde vêm os artilheiros
Quase metade dos gols já feitos no Mundial saiu dos pés de craques que atuam em 14 clubes europeus
Quase metade dos gols já feitos no Mundial saiu dos pés de craques que atuam em 14 clubes europeus
Estado de Minas: 03/07/2014
A oito jogos do fim do Mundial’2014, a rede balançou 153 vezes nos estádios brasileiros. Descontados os cinco gols que jogadores marcaram contra suas equipes, dos 148 restantes, 74 (50%) foram feitos por craques que atuam em 14 clubes europeus e um em time da América, o atacante Enner Valencia, que defende o Pachuca, do México. As quatro equipes que mais concentram artilheiros na competição são também as que mais se destacam nos principais torneios do Velho Continente, principalmente pela capacidade financeira de investir em talentos: Bayern de Munique, Barcelona, Manchester United e Real Madrid. Os jogadores do alemão Bayern, atual campeão Mundial, fizeram 14 gols. A Holanda, com o melhor ataque da competição até o momento, marcou 12. Entre os seis jogadores da equipe de Munique que já fizeram gols, apenas o alemão Thomas Müller é um prata da casa. O holandês Arjen Robben, o suíço Shaquiri, o croata Mandzukik e o americano Green foram contratados por milhões de euros.
O Barcelona, segundo da lista, pode se orgulhar de ter revelado na cantera, como é chamada sua categoria de base, o craque argentino Messi, autor de quatro gols na Copa do Mundo e que está a dois de completar 400 como profissional. Porém, Neymar, principal jogador da Seleção Brasileira, e autor de quatro gols, custou milhões de euros em uma controvertida transferência do Santos para a equipe catalã.
O terceiro clube na lista de artilheiros, o Manchester United, também precisou de muito dinheiro para comprar os seis jogadores que marcaram gols na Copa. O holandês Van Persie comprado ao Arsenal, o espanhol Juan Mata adquirido do Chelsea, o belga Fellaini e o inglês Rooney comprados do Everton, além de reforçar o time vermelho, enfraqueceram os rivais que disputam a Premier League. Já Nani e Chicharito Hernández foram garimpados em seus países de origem, Portugal e México, respectivamente.
Atual campeão europeu, o Real Madrid teve o desempenho de sua artilharia afetada na Copa devido à má campanha de Portugal, país de seu principal jogador, Cristiano Ronaldo. O português, eleito pela Fifa o melhor do mundo em 2013, fez um primeiro semestre em alto nível, mas chegou ao Mundial contundido e não conseguiu levar a equipe lusitana além da primeira fase. A esperança dos merengues segue com o francês Benzema, com boas atuações e três gols, e com o argentino Di María, autor do gol da vitória de sua Seleção nas oitavas de final contra a Suíça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário