quinta-feira, 16 de maio de 2013

Dia mundial da internet - Leonardo Bortoletto‏

Com mais de 52 milhões de usuários, o Brasil já é a sétima audiência do mundo 


Leonardo Bortoletto 

Diretor-presidente da Web Consult e vice-presidente-executivo da Sucesu Minas


Estado de Minas: 16/05/2013

O mundo celebra amanhã, 17 de maio, o Dia Internacional da Internet, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2006. A rede mundial de computadores surgiu em um dos momentos mais tensos do século passado, rodeada por segredos de Estado, para se transformar em uma ferramenta que poderia decidir os rumos da Guerra Fria entre Estados Unidos e a então União Soviética. Quatro décadas se passaram e o que era guardado a sete chaves virou um dos principais expoentes de uma nova era: a sociedade da informação. O surgimento dessa ferramenta configurou uma revolução em todos os setores e, principalmente, no comportamento humano. A internet tornou-se instrumento de trabalho, de estudo e de lazer. Diversos serviços podem ser realizados por meio de um clique ou um toque, como comprar pela internet, ensinar a distância, localizar um estabelecimento e pagar contas. Para se ter ideia da importância da rede mundial de computadores, apenas no Brasil, o número total de usuários ativos na internet, tanto em casa quanto no trabalho, atingiu 52,3 milhões de pessoas, excluindo os meios móveis. O país é a sétima audiência da internet e o maior mercado na América Latina, ou seja, 35% dos 131 milhões de usuários estão em terras brasileiras, segundo relatório publicado pela comScore. A pesquisa mostra também que o tempo gasto na internet é de 27 horas/mês, sendo que a média global é de 24 horas/mês, e a da América Latina, 22 horas/mês.

Como as pessoas passam muito tempo conectadas, cada vez mais as empresas estão valorizando as negociações on-line e até segmentos tradicionais, como a Enciclopédia Britânica, estão investindo no mundo virtual. A digitalização chega como uma tendência comportamental, não apenas para profissionais, mas, também, na dinâmica dos negócios a longo prazo. Podemos destacar o comércio eletrônico como uma das revoluções da internet. Até poucos anos atrás, ninguém imaginaria que fazer compras pela web seria possível, e no entanto, o e-commerce cresce a cada ano. A estimativa de faturamento do setor para 2013 é de R$28 bilhões, segundo a empresa especializada e-bit. Não podemos negar que é um fenômeno e um verdadeiro marco na história da internet. As redes sociais também fazem sucesso no Brasil. Os sites de relacionamento tiveram seu boom em 2006, com o Orkut. Hoje, os mais acessados são o Facebook, o Orkut e o Twitter, de acordo com a pesquisa da comScore. Em 2012, o relatório constou que apenas no Facebook, plataforma com o maior número de usuários no mundo, os brasileiros gastaram mais de 90% do tempo. O Facebook está no topo do ranking das redes sociais, com 67 milhões de usuários, alta de 458% entre 2011 e 2012, segundo afirmação do vice-presidente do Facebook na América Latina, Alexandre Hohagen.

Os números relativos à internet no Brasil e no mundo mostram a revolução que a rede mundial de computadores causou e ainda causa na vida das pessoas e como está mudando a maneira de relacionamento e de fazer negócios. As histórias, os marcos e as conquistas são enormes, tanto no campo empresarial quanto no pessoal. A internet ainda vai evoluir bastante e a tecnologia continuará nos ajudando em situações que jamais poderíamos imaginar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário