sexta-feira, 21 de junho de 2013

Folha de são paulo Feliz

Em um ano, paywall agrega audiência e assinaturas à Folha
Número de visitantes do site aumentou 4%, de páginas vistas subiu 15% e de assinantes digitais cresceu 189%
Onda de protestos leva site a sequência recorde de audiência: 61 milhões de páginas vistas em três dias
DE SÃO PAULOO paywall (muro de pagamento) poroso do site da Folha completa hoje um ano.
Nesse período, o número de visitantes do site cresceu 4%, o de páginas vistas subiu 15% e o de assinantes totalmente digitais da Folha aumentou 189%.
Folha foi o primeiro jornal brasileiro a adotar esse sistema. Desde então, mais e mais diários vêm encontrando no paywall poroso uma maneira de financiar o jornalismo de qualidade sem impedir a leitura do internauta eventual.
"Nossa experiência com o paywall mostra que esse é um modelo interessante e sustentável", afirma o diretor-superintendente da Folha, Antonio Manuel Teixeira Mendes. Para Sérgio Dávila, editor-executivo do jornal, "o internauta mostra estar disposto a pagar por acesso a informação confiável e de qualidade".
Entre os diários nacionais que já tomaram tal caminho estão o "Zero Hora", do Rio Grande do Sul, e a "Gazeta do Povo", do Paraná. Outros, como "O Estado de S. Paulo" e "O Globo", passaram a exigir cadastros de seus leitores após determinado número de cliques.
No exterior, o caso de referência para esse modelo é o jornal americano "The New York Times", que passou a utilizá-lo em 2011.
Segundo instituto de pesquisas Pew, no final do ano passado um terço dos jornais americanos já tinha adotado algum formato de paywall.
No modelo escolhido pela Folha, o internauta pode ler até 20 textos gratuitamente por mês, sendo que após o décimo clique ele é convidado a fazer um cadastro simples. Algumas partes do site, como a Homepage, não entram nessa contagem.
A partir do paywall, o jornal ampliou a oferta de conteúdo em seu endereço na internet. Textos antes exclusivos da versão impressa passaram a ser editados no site, o que contribuiu para o aumento de audiência.
A assinatura digital dá acesso ao conteúdo completo da Folha não só no site, mas também em tablets e celulares, para os quais o jornal conta com um aplicativo em tecnologia HTML5, adaptável a diferentes modelos.
PROTESTOS
Por causa das manifestações contra a tarifa de transporte público, o site da Folha teve nesta semana a melhor série de três dias de audiência de sua história: 61 milhões de páginas foram vistas de segunda a quarta-feira.
O aplicativo para tablets e celulares também alcançou um recorde. Teve 97 mil visitantes únicos na terça-feira.
Durante os protestos, as versões digitais da Folha trouxeram vídeos exclusivos mostrando os saques no centro de São Paulo, os bastidores da Prefeitura de São Paulo durante a manifestação de terça e um vídeo aéreo, feito com robô, na concentração paulistana de segunda-feira, no largo da Batata.
Publicou também artes interativas com as manifestações pelo mundo e com o perfil dos manifestantes, fruto de pesquisa do Datafolha. A Folha foi também o primeiro veículo a noticiar em sua Home a queda da tarifa em São Paulo, na tarde de quarta.

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