quarta-feira, 12 de junho de 2013

Mais cerveja, gastando menos água - Carlos Brito‏


Carlos Brito
CEO da Anheuser-Busch InBev


Estado de Minas: 12/06/2013 


A agricultura utiliza 70% do consumo mundial de água doce, de acordo com a Organização para Alimentação e Agricultura da ONU. Na indústria de alimentos e bebidas, a maior parte desse consumo é proveniente do cultivo de matérias-primas, como cevada e trigo, para nossos produtos. Como os recursos são fundamentais para toda a indústria, a Anheuser-Busch InBev anunciou recentemente que está ampliando esforços para reduzir o impacto ambiental, incluindo água, energia e embalagens.

No passado, fomos bem-sucedidos concentrando esforços dentro de nossas cervejarias e desenvolvendo as melhores práticas para o negócio. Queremos agora ampliar o alcance do compromisso ambiental e incorporar as lições que aprendemos até aqui. Para tanto, consultamos stakeholders e adotamos uma abordagem focada em identificar onde os recursos e esforços terão o maior impacto.

Os objetivos da companhia para 2017, que serão compartilhados entre 24 países, são definidos com base em 2012. Queremos trabalhar em sinergia com parceiros locais para melhorar a gestão da água em regiões-chave de cultivo de cevada; participando da proteção de mananciais onde temos instalações fabris em sete países, incluindo o Brasil.

Reduzir o uso global para uma quantidade de ponta de 3,2 hectolitros de água por hectolitro de produção; reduzir em 10% as emissões de gases de efeito estufa globais por hectolitro de produção; reduzir o uso global de energia por hectolitro de produção em 10%; e reduzir em 100 mil toneladas os materiais usados para as embalagens são outras das nossas metas, que seguem alinhadas com a proposta de que 70% dos refrigeradores anualmente devem ser de modelos mais ecológicos.

Durante anos, oferecemos assistência técnica para ajudar os produtores a aproveitar ao máximo seus insumos, e isso produziu resultados reais. No Brasil, por exemplo, estamos explorando os benefícios da rotação da cultura de cevada e doando mudas de árvores para os produtores para criar cinturões verdes em torno dos campos, o que ajuda a proteger as culturas contra os danos do vento, aumentar a biodiversidade e sequestrar as emissões de carbono. Nos EUA, um produtor no Sul do Idaho descobriu que a mudança para as variedades de cevada de inverno que compramos tem ajudado a aumentar a produção e produzir culturas de maior qualidade que exigem até 20% menos água para o cultivo.

Aproveitando o programa de longa data com produtores de cevada, identificamos as principais regiões agrícolas com base em uma avaliação de risco de água de nossa cadeia global de fornecimento de cevada, e definimos uma meta a parceria com os stakeholders locais para reduzir os riscos de água e melhorar a gestão da água em cada uma de nossas principais regiões de cultivo de cevada.

Embora estejamos orgulhosos das realizações anteriores, podemos ir mais longe, e nós o faremos. Como principal fabricante de cerveja do mundo, temos responsabilidade com as comunidades em que vivemos e trabalhamos, para garantir o uso da água da forma mais eficiente e consciente possível em nossas instalações.

Nosso sonho de ser a melhor empresa de bebidas em um mundo melhor, e nossa cultura de responsabilização e melhoria contínua, é o que nos move. O histórico de realizações anteriores e os novos objetivos incorporam esses valores. Embora ambiciosos, eles vão continuar a desafiar-nos a melhorar o desempenho operacional, reduzir impacto ambiental e melhorar a sustentabilidade em longo prazo da empresa, adotando uma ação coletiva com os stakeholders. Trabalhando juntos, vamos continuar a ser a força motriz por trás de todas as melhorias que fazemos.

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