Ivan Lins surpreende em disco gravado com o grupo InventaRio. Clássicos de seu repertório e parcerias com Chico Buarque ganham nova sonoridade, além de versões em italiano e inglês
Eduardo Tristão Girão
Estado de Minas: 03/01/2014
Ivan Lins (C) e InventaRio imprimiram novos conceitos a canções conhecidas do compositor brasileiro |
Carioca com carreira consolidada no exterior, o pianista e compositor Ivan Lins testa novamente a popularidade de sua obra, desta vez com o disco que registra seu encontro com músicos do grupo italiano InventaRio. Lançado na Itália pelo selo Blue Note, o trabalho chega ao mercado nacional pela Biscoito Fino, trazendo faixas em português, inglês, italiano (a maioria) e no dialeto napolitano.
“Como gosto de colocar meu trabalho à disposição de conceitos novos e diferentes, quando recebi o convite para esse projeto, aceitei na hora. Os músicos são excelentes, inquietos como eu. Nós nos encontramos na Itália e concebemos juntos a sonoridade e a performance, mas deixando prevalecer a criatividade deles, muito interessante. Foi uma bela oportunidade de ter a minha música soando de uma forma nova, inclusive para mim”, conta Lins.
As gravações ocorreram no Rio de Janeiro e na Itália entre outubro de 2011 e janeiro de 2012. A produção ficou a cargo da banda formada pelo carioca Dadi (voz e violão) e os italianos Ferruccio Spinetti (baixo), Francesco Petreni (bateria e percussão) e Giovanni Ceccarelli (teclado). Colaborou com o projeto o radialista italiano Max de Tomassi, amigo de Lins, conhecedor de música brasileira e um dos incentivadores da tradução das canções para o italiano.
“Todos são excelentes músicos, além de admiradores do meu trabalho. Gravar com essa turma foi fácil e surpreendente. Percebi logo que eles são muito criativos, o que trouxe nova sonoridade para as canções”, elogia Ivan Lins. O cantor e compositor destaca também os convidados especiais do disco: Chico Buarque, Vinicius Cantuária, Vanessa da Mata, Maria Gadú e os instrumentistas italianos do Gnu Quartet.
AGENDA Habituado a circular pela Europa e pelos Estados Unidos, Ivan Lins comenta que sua agenda, nos últimos dois anos, tem priorizado shows no Brasil. “Isso se deve, sobretudo, à crise na Europa, mas a tendência é o panorama melhorar. A música brasileira de qualidade, seja de qual artista for, é muito apreciada em todo o mundo. A minha não é exceção, o aval do Quincy Jones deu um plus ao alcance dela lá fora”, conclui.
SAIBA MAIS
O “afilhado” de Quincy
Ivan Lins é um dos compositores brasileiros mais gravados por estrelas do jazz. Tudo começou na década de 1980, quando Quincy Jones descobriu o autor de Madalena. Inicialmente, as melodias originais e harmonias sofisticadas do carioca seduziram o guitarrista George Benson. Logo depois, começaram a pipocar releituras feitas por Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald, Sting, The Manhattan Transfer e Chaka Khan. A lista já ultrapassa duas mil gravações. No belíssimo disco The heart speaks (1996), Terence Blanchard relê 13 temas de Ivan. Destacam-se também encontros do brasileiro com os cubanos Chucho Valdez e o grupo Irakere, sem falar de incontáveis duetos, entre eles os bem-sucedidos encontros com Jane Monheit e Michael Bublé.
Bola bem dividida
Kiko Ferreira
Aberto com inédita Imprevedibile, parceria de Ivan Lins com Max de Tomassi, que traduz bem a ponte entre sonoridades brasileiras e italianas, o disco InventaRio encontra Ivan Lins tem como detaques as parcerias do dono da bola com Chico Buarque.
Primeiro Renata Maria: vertida para o italiano como Stella d’a mia, traz a voz delicada de Maria Pia de Vito. Sou eu, que Ivan e Chico fizeram para o pagodeiro Diogo Nogueira, ganhou a versão Com me – a dupla de autores se sai bem em italiano.
Tem mais: a surrada Madalena ganha sobrevida em versão instrumental, com destaque para o flugelhorn de Fabrizio Bosso. Há também novos sabores os clássicos Começar de novo, Lembra de mim, Camaleão e Guarde nos olhos interpretados por Vanessa da Mata, Chiara Civello, Maria Gadú e Bungaro.
Ivan Lins está na fila do patrocínio. Procura parceiros para viabilizar sua turnê com o grupo InventaRio. Que venham o show, o DVD, o blue ray, o especial de TV. Sucesso internacional na certa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário