quarta-feira, 2 de abril de 2014

MEMÓRIA » Morre Jacques Le Goff‏

MEMÓRIA » Morre Jacques Le Goff
Estado de Minas: 02/04/2014


O historiador francês renovou os estudos sobre o período medieval (Record/Divulgação)
O historiador francês renovou os estudos sobre o período medieval


Se a Idade Média não é mais considerada uma era de trevas, mas um período dinâmico e rico de significações culturais, boa parte se deve ao trabalho do historiador francês Jacques Le Goff, que morreu ontem, na França, aos 90 anos. Para o historiador, o período medieval teria fornecido os fundamentos para a civilização ocidental moderna. Seguindo a tradição dos grandes historiadores de seu país, Le Goff era também um analista atento das questões contemporâneas.

Autor de centenas de artigos e mais de 40 livros, Jacques Le Goff nasceu em 1º de janeiro de 1924, em Toulon. Em 1972, sucedeu Fernand Braudel na direção da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais. Foi um dos pais do movimento Nova História, que realizava uma reflexão sobre a profissão do historiador e que livros que se tornaram clássicos, como Fazer história e História e memória.

O historiador foi ainda um intelectual atuante fora da universidade, tendo apresentado programa sobre história em uma estação de rádio pública da França, além de atuar como consultor para filmes, incluindo a adaptação do livro de Umberto Eco, O nome da rosa. Le Goff também foi editor-chefe do jornal voltado para historiadores Annales.

O professor francês pertencia à terceira geração de historiadores da Escola dos Annales, criada por Marc Bloch e Lucien Febvre no final dos anos 1920. Sua concepção de antropologia histórica e o seu interesse pela história da cultura e das mentalidades – com temas mais próximos da vida cotidiana – foram fundamentais na criação de novos modelos de interpretação histórica, que se distingue dos estudos centrados em questões econômicas, que dominavam o cenário intelectual de seu tempo.

Entre suas obras mais importantes estão O nascimento do purgatório, A civilização do ocidente medieval, O imaginário medieval, Os intelectuais na Idade Média, Novo conceito de Idade Média e duas biografias que fizeram muito sucesso entre leitores e especialistas, São Francisco e a monumental São Luís. No Brasil, os lançamentos mais recentes de obras de Jacques Le Goff foram Idade Média e o dinheiro (Civilização Brasileira) e Homens e mulheres na Idade Média (Estação Liberdade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário