sexta-feira, 9 de maio de 2014

...ainda mais sem você, Jair

Dono de voz e sorriso marcantes, Jair Rodrigues morreu aos 75 anos, em Cotia, na Grande São Paulo, vítima de infarto. O falecimento do cantor, que tinha vários shows marcados para divulgar seu novo álbum, Samba mesmo, surpreendeu os fãs e os filhos, Luciana Mello e Jair Oliveira. O enterro está marcado para as 11h de hoje, no Cemitério Gethsemani, no Morumbi. Filho da bossa nova e pai do rap brasileiro, o cantor iniciou a carreira nos anos 1950, mas foi nos programas de TV da década seguinte que seu talento e sua simpatia conquistaram o país. De presente, deixa memoráveis duetos com a amiga Elis Regina e outros momentos antológicos da MPB, como a interpretação de Disparada.    (Ilustração: Quinho)



LUTO » Infarto mata Jair Rodrigues Cantor, encontrado morto ontem dentro da sauna em casa, fez o último show na terça-feira, em São Lourenço (MG)


Estado de Minas: 09/05/2014



Velório do artista é realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Maurício Camargo/ELeven/EstadÃO  CONTEÚDO)
Velório do artista é realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo

São Paulo – O cantor Jair Rodrigues morreu na manhã de ontem, aos 75 anos, vítima de infarto do miocárdio. Ele foi encontrado morto na sauna de sua casa, em Cotia (SP). Funcionários dele perceberam que ele demorava muito a deixar a sauna e o encontraram caído no chão. O velório do cantor está sendo realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo e o enterro será hoje, às 11h, no Cemitério Getsêmani. Nascido em Igarapava, em 6 de fevereiro de 1939, Jair começou a carreira nos anos 1950. Na infância e na adolescência, trabalhou como engraxate, mecânico, ajudante de alfaiate e pedreiro.

Segundo uma das empregadas, ele foi dormir normalmente na noite da quarta-feira. A funcionária não quis informar se ele estava sozinho em casa. “Está todo mundo desesperado, porque ninguém esperava por isso”, disse ela. Iraci dos Santos, amiga da família, informou que seu filho Alex Dorival, afilhado de Jair, estava na casa do cantor na noite de quarta-feira. Jair se despediu dele e foi para a sauna, às 22h.

Jair Rodrigues se despediu dos palcos e da música na terça-feira, com uma apresentação em São Lourenço, no Sul de Minas. Segundo o organizador do show, Daniel Moura, Jair cantou e dançou por mais de uma hora, demonstrando a típica alegria e vitalidade. “Durante a apresentação, ele fez uma homenagem à amiga Elis Regina, morta em 1982, e, antes de interpretar um dos maiores sucessos dela, Romaria, ele parecia ‘conversar’ com a amiga como se ela estivesse no palco: ‘Olha, Pimentinha, manda um abraço para São Pedro, porque eu não estou com pressa’”, disse o empresário. O show aconteceu durante o 32º Encontro da Feliz Idade, no Hotel Guanabara, reunindo 1,4 mil pessoas de 153 cidades e 14 estados. Ontem, ele faria um show em Praia Grande (SP).

REPERCUSSÃO A presidente Dilma Rousseff lamentou, em nota oficial, a morte do cantor Jair Rodrigues. “É com sentimento de profunda tristeza que recebo a notícia da morte do cantor Jair Rodrigues, na manhã desta quinta-feira. Não há como esquecer o entusiasmo e alegria contagiantes desse artista completo, talentoso e profundamente identificado com o coração do povo brasileiro”, afirmou a presidente Dilma. João Marcelo Bôscoli, filho mais velho de Elis Regina e produtor musical disse: “Jair sempre foi um homem que se recusou a ter algum momento de tristeza”. Chitãozinho, cantor, ressaltou: “Foram mais de 30 anos de amizade. Foi um irmão que partiu antes da hora”.

Por sua vez, Lobão, cantor, no Twitter: “Tristeza absoluta. Morre Jair Rodrigues, um querido amigo, uma pessoa maravilhosa e um dos maiores cantores brasileiros”. Wanderlea, cantora: “Nunca o vi de mau humor. Toda a família musical brasileira está de luto”. Fafá de Belém, no Instagram: “Silêncio: Jair Rodrigues partiu”. O Rappin’ Hood, rapper, no Twitter: “Meu querido mestre Jair se foi”. “A ficha ainda não caiu. O Jair podia cantar tudo”, disse Alcione.

Nenhum comentário:

Postar um comentário