Carne passa a ter grife
Mercados aquecidos levam redes a investir na disputa pelo consumidor
Juliana Moreira
Gestora de marketing
Estado de minas : 06/09/2014
Mercados aquecidos levam redes a investir na disputa pelo consumidor
Juliana Moreira
Gestora de marketing
Estado de minas : 06/09/2014
Os tempos mudam e os
hábitos acompanham o mesmo ritmo. Quem tem mais de 50 anos, com certeza,
se lembra da família comprando carne em pequenos açougues no bairro,
onde a relação era tão íntima que todos se chamavam pelo nome e anotavam
os pedidos na caderneta para pagar no final do mês. Com a presença de
grandes frigoríficos e hipermercados, os pequenos açougues, até então os
únicos locais especializados no produto, começaram a perder espaço no
mercado para as grandes redes varejistas e, com isso, aos poucos, boa
parte desses pequenos estabelecimentos foi fechando as portas. De olho
no aumento do consumo de carne proporcionado pelo crescimento econômico
dos brasileiros, as grandes redes alimentícias passaram a investir cada
vez mais em cortes diferenciados e de qualidade, aumento da produção
fabril e embalagens diferenciadas.
Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior, os frigoríficos brasileiros exportaram mais de 1,5 milhão de toneladas de carne bovina, faturando mais de US$ 6 bilhões no ano passado. Já os brasileiros, conhecidos pela paixão nacional pela carne, consomem 42 quilos de carne por ano, o que representa uma alta procura pelo produto e que acaba mantendo os mercados interno e externo aquecidos. Nesse cenário, as grandes empresas produtoras de carnes no país sentiram a necessidade de investir nas mídias publicitárias, realizando ações de comunicação para se aproximar do público e impulsionar as vendas. Contudo, elas tiveram de partir do zero, já que o segmento não tinha a cultura de investir em ações de comunicação e marketing. O grande desafio dos profissionais de comunicação à frente dessas indústrias é fazer com que os diferenciais do produto sejam perceptíveis aos olhos do cliente e consumidor final. Investir em ações de rebranding é a nova tendência desse segmento, aproximando as grandes marcas de seu público-alvo. Para alcançar esse objetivo, estratégias como reformulação do site e peças gráficas, campanhas publicitárias nos veículos de massa, novos produtos, inserção nas redes sociais, garotos-propaganda conhecidos no cenário nacional, além do marketing digital são alguns exemplos de ações realizadas que estão trazendo grandes resultados para o segmento.
Não é incomum hoje, ao contrário de 10 anos atrás, ligar a televisão no horário nobre e se deparar com um comercial de alguma marca de carne. Todavia, é preciso cautela antes de iniciar qualquer ação de comunicação, seja ela uma megacampanha ou um planejamento mais simples. Primeiramente, é necessária uma pesquisa aprofundada do setor para estabelecer o objetivo da campanha e, a partir daí, definir as estratégias de marketing adequadas para o perfil da empresa e do público-alvo. Um trabalho benfeito e cauteloso pode evitar altos investimentos e transtornos para as empresas, como já ocorreu no mercado com outras companhias.
Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior, os frigoríficos brasileiros exportaram mais de 1,5 milhão de toneladas de carne bovina, faturando mais de US$ 6 bilhões no ano passado. Já os brasileiros, conhecidos pela paixão nacional pela carne, consomem 42 quilos de carne por ano, o que representa uma alta procura pelo produto e que acaba mantendo os mercados interno e externo aquecidos. Nesse cenário, as grandes empresas produtoras de carnes no país sentiram a necessidade de investir nas mídias publicitárias, realizando ações de comunicação para se aproximar do público e impulsionar as vendas. Contudo, elas tiveram de partir do zero, já que o segmento não tinha a cultura de investir em ações de comunicação e marketing. O grande desafio dos profissionais de comunicação à frente dessas indústrias é fazer com que os diferenciais do produto sejam perceptíveis aos olhos do cliente e consumidor final. Investir em ações de rebranding é a nova tendência desse segmento, aproximando as grandes marcas de seu público-alvo. Para alcançar esse objetivo, estratégias como reformulação do site e peças gráficas, campanhas publicitárias nos veículos de massa, novos produtos, inserção nas redes sociais, garotos-propaganda conhecidos no cenário nacional, além do marketing digital são alguns exemplos de ações realizadas que estão trazendo grandes resultados para o segmento.
Não é incomum hoje, ao contrário de 10 anos atrás, ligar a televisão no horário nobre e se deparar com um comercial de alguma marca de carne. Todavia, é preciso cautela antes de iniciar qualquer ação de comunicação, seja ela uma megacampanha ou um planejamento mais simples. Primeiramente, é necessária uma pesquisa aprofundada do setor para estabelecer o objetivo da campanha e, a partir daí, definir as estratégias de marketing adequadas para o perfil da empresa e do público-alvo. Um trabalho benfeito e cauteloso pode evitar altos investimentos e transtornos para as empresas, como já ocorreu no mercado com outras companhias.
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