Teste com o canibidiol foi feito por cientistas da USP de Ribeirão Preto em voluntários
DE RIBEIRÃO PRETO
Um componente da Cannabis sativa -a popular maconha- é capaz de reduzir a ansiedade de pessoas que sofrem de um transtorno psiquiátrico conhecido como fobia social, diz um estudo da USP de Ribeirão Preto.
Não significa que o uso da erva sirva de tratamento para esse mal. A pesquisa analisou resultados apenas do composto canabidiol, em doses de 600 mg, pela via oral.
De acordo com o pesquisador Mateus Bergamaschi, que fez o trabalho como tese de doutorado, estudos anteriores já apontavam a redução da ansiedade, mas só em pessoas sem transtornos.
O ineditismo da pesquisa, segundo ele, foi o uso da substância em universitários com a fobia social e que nunca tinham sido tratados.
"Observamos que apenas uma dose, de 600 mg, já foi suficiente para reduzir o medo dessas pessoas", disse.
O estudo envolveu 36 universitários, sendo 24 com o transtorno psiquiátrico. "Vimos que o composto não produziu efeitos colaterais", afirmou Bergamaschi.
Após duas horas da distribuição do canabidiol, as pessoas tinham dois minutos para elaborar um discurso sobre transporte.
A pessoa era informada de que o discurso estava sendo gravado. O voluntário tinha de se apresentar diante de uma câmera enquanto via sua própria imagem.
O próximo passo é avaliar o uso crônico da substância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário