ILUSTRADA EM CIMA DA HORA
'Salve Jorge' estreia com cenas reais de ação e ibope de 36 pontos
Novela usou imagens de arquivo de ocupação de favela no Rio
ALBERTO PEREIRA JR.
DE SÃO PAULO
No lugar da vingança desmedida entre Nina (Debóra Falabella) e Carminha (Adriana Esteves), um misto de cenas reais e encenação do conflito entre a polícia do Rio de Janeiro e traficantes, no Complexo de Alemão.
Foi assim que estreou "Salve Jorge", novela que substituiu "Avenida Brasil" no horário das 21h na Globo.
Ontem, no primeiro capítulo da história de Gloria Perez, o público foi apresentado a Morena (Nanda Costa).
Moradora da favela carioca e mãe solteira, ela será vítima do tráfico internacional de mulheres -a cena inicial da novela mostrou a protagonista, oito meses após o início da trama, sendo vendida por 3.500 euros, em Istambul.
Antes de sua saga internacional, a jovem enfrentou a guerra doméstica no Rio. Ela chegava em casa, no Alemão, ao lado do filho, quando um tiroteio começou. A Globo fez uma edição ágil à la "Tropa de Elite" e "Cidade de Deus".
A ação só foi interrompida para mostrar um campeonato de montaria do Exército, em cenas embaladas por música orquestral, anunciando o futuro triunfo da corporação na pacificação da favela.
Foi nesse contexto que Gloria Perez apresentou Théo (Rodrigo Lombardi), seu mocinho. Capitão da cavalaria e galanteador, ele vai se envolver com Morena, a quem deu voz de prisão por desacato de autoridade no fim da estreia.
O primeiro capítulo de "Salve Jorge" marcou 36 pontos na prévia do Ibope -cada ponto equivale a 60 mil domicílios da Grande São Paulo-, com 56% de participação de televisores ligados. O primeiro dia de "Avenida Brasil" registrou 37 pontos -com 61% de participação- e seu desfecho, na última sexta-feira, 19, cravou a maior audiência da TV brasileira no ano: 52 pontos de média -com 75% de participação.
A Record, que resolveu mudar a programação para concorrer com a nova novela da Globo, reexibiu a minissérie bíblica "Rei Davi", obtendo seis pontos na prévia.
Na semana passada, a rede do bispo Edir Macedo marcara três pontos com reprises da série norte-americana "Todo Mundo Odeia o Cris".
Nenhum comentário:
Postar um comentário