terça-feira, 23 de outubro de 2012

Avenida Hebe Camargo ou "Avenida Confusão"


Avenida confusão
Com pouca sinalização, a recém-inaugurada av. Hebe Camargo, no Morumbi, faz motoristas se perderem e irem parar em Paraisópolis
JAIRO MARQUES

DE SÃO PAULO

Moradores do entorno e do bairro do Morumbi, na zona oeste de São Paulo, que resolveram testar a viabilidade da avenida Hebe Camargo, inaugurada no último sábado, estão se perdendo e entrando em vias sem saída da favela de Paraisópolis.
Como ainda há pouca sinalização orientando o caminho dos motoristas que usam a nova via, está sendo comum, desde o final de semana, flagrar pessoas manobrando os carros no trecho final da via para evitar entrar em ruas estreitas e sem saída da favela.
"Vim só dar um passeio, ver como ficou a avenida, mas agora estou perdida", disse a comerciante Luciana Franco, que manobrava o carro perto do CEU (Centro Educacional Unificado) que fica no local.
Com 4 km de extensão, a avenida fica em uma área com poucas construções em suas margens e com muitos terrenos livres, o que atrai crianças para brincarem no local. Na região não há nenhum semáforo e, por enquanto, há poucas placa de limite de velocidade.
"Do jeito que está desenhada, a avenida vai mesmo levar para as ruas da favela. A obra foi entregue pela metade. Ainda falta uma parte, que depende de um viaduto, para que ela se ligue à avenida Jorge João Saad. O resultado é que um monte de gente está caindo em Paraisópolis por engano", afirma Celso Neves Cavalini, presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Portal do Morumbi.
Iniciada em 2008 com o nome avenida Perimetral, a via foi projetada para ter três etapas de construção. Duas delas já foram concluídas. Falta o trecho final, que vai fazer a ligação do trecho atual com o estádio do Morumbi, mas ainda não tem data para ser concluído.
A avenida Hebe Camargo pretende ser uma alternativa à avenida Giovanni Grochi, atualmente saturada nos horários de pico.
Mas, por enquanto, a via só serve para evitar um trecho da avenida e para dar acesso a ruas adjacentes a ela, além de levar a algumas áreas de Paraisópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário