quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Estudo faz mapa da expansão do Universo há 11 bilhões de anos


Estudo faz mapa da expansão do Universo há 11 bilhões de anos
Nessa época, velocidade do aumento do Cosmos perdia força
Foto 'Brinde' nada a ver,mas importante:Célio Messias/Folhapress
Ponte no Jardim Paulistano, na rua José Mancuso, cedeu durante a forte chuva de anteontem; ela havia sido refeita no início do ano, ao custo de R$ 500 mil
Ponte no Jardim Paulistano, na rua José Mancuso, cedeu durante a forte chuva de anteontem; ela havia sido refeita no início do ano, ao custo de R$ 500 mil

FRANCISCO FIGUEIREDO ZAIDENCOLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Uma equipe de 63 cientistas, de nove países, divulgou nesta semana um estudo em que foi possível mapear o momento em que o Universo começou a diminuir sua velocidade de expansão, há 11 bilhões de anos.
Nessa época remota, ocorria justamente o inverso do que se vê hoje. No ano passado, físicos americanos ganharam o Nobel por descobrirem que a atual expansão do Universo é acelerada e acontece há cerca de 5 bilhões de anos, graças à atuação de uma força misteriosa conhecida como energia escura, que se sobrepõe à gravidade e faz as galáxias se repelirem.
A nova pesquisa dos astrônomos do Sloan Digital Sky Survey (projeto de mapeamento e captação de imagens do Universo) mostrou que, diferentemente de hoje, o crescimento do Cosmos começou a desacelerar 3 bilhões de anos após o Big Bang.
O motivo seria a influência da força gravitacional no comportamento e na densidade da matéria e da radiação, mantendo-as condensadas e obrigando-as a se separar lentamente.
"Se pensarmos no Universo como uma montanha russa, hoje estaríamos descendo uma ladeira, ganhando muita velocidade", comparou Matthew Pieri, astrônomo da Universidade de Portsmouth, Reino Unido, e um dos autores do estudo, em entrevista à agência de notícias Reuters.
"Nossa nova medição nos indica o tempo em que o Universo estava subindo a ladeira", completou.
A intenção dos cientistas é recolher mais dados para explicar o que ninguém sabe ainda: as razões que levaram à desaceleração inicial da expansão cósmica e, principalmente, a sua aceleração atual, muito forte se comparada ao que ocorreu no passado.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário