O que está acontecendo no Brasil?
LONDRES - Mas vocês não estavam crescendo? Não estavam felizes?
Desde que a onda de protestos começou, nenhum brasileiro no exterior passou ileso desse tipo de pergunta. As imagens da multidão nas ruas produziram um curto-circuito na cabeça dos estrangeiros, mesmo os mais atentos ao país. Todos querem entender o que está acontecendo no Brasil, e nenhum esforço de resposta parece suficiente.
A surpresa é compreensível. Nos últimos anos, o mundo foi bombardeado por boas notícias do país. Jornais e emissoras de TV martelaram os mesmos relatos sobre a redução da pobreza, a "pacificação" de favelas, o crescimento imune à crise internacional. A frase "O gigante acordou", que agora virou mote das manifestações na internet, parecia feita sob medida para embrulhar o nosso pacote de otimismo tropical.
De repente, gente de todas as idades e classes sociais se une nas maiores manifestações populares em 20 anos. Não há líderes, mas todos reclamam das mesmas coisas: corrupção, caos no transporte público, descaso com educação e saúde. A presidente, que batia recordes de popularidade, agora vê os planos de reeleição em risco. Os gringos, incrédulos, se esforçam para entender por que até a realização da Copa do Mundo virou alvo.
Mas vocês não estavam empolgados em receber o torneio? Não gostavam tanto de futebol?
Ainda vamos levar tempo para entender tudo o que aconteceu a partir de junho de 2013. Na falta de uma resposta que satisfaça plenamente estrangeiros, vale citar uma velha regra do jornalismo: quando as notícias forem boas demais, desconfie.
Bernardo Mello Franco é correspondente em Londres. Jornalista formado pela UFRJ, já trabalhou no Rio, em Brasília e em São Paulo. Está na Folhadesde março de 2010. Antes, passou pelo "Jornal do Brasil" e pelo "Globo". Escreve às quartas-feiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário