Estado de Minas: 28/08/2013
Gonçalo Tavares é um dos mais prestigiados escritores da língua portuguesa |
O escritor português Gonçalo Tavares volta a Belo Horizonte, a convite do Projeto Sempre um papo. Com uma vasta produção literária que já lhe valeu prêmios importantes, como o José Saramago, em 2005, com o romance Jerusalém; e o Portugal Telecom, em duas ocasiões, em 2007, com o mesmo livro, e em 2001 com o volume de poemas Viagem à Índia, Tavares está lançando a antologia de contos Canções mexicanas (Editora Casa da Palavra, 78 páginas, R$ 28,90).
Todas as histórias deste recente trabalho de Tavares, que nasceu em Luanda (Angola), em 1970, mas foi criado em Portugal, remetem à Cidade do México, uma das maiores metrópoles do mundo, com todo o seu fascínio e contradições e onde o que existe de mais moderno convive com o arcaico e o tradicional.
No conto Mapas, mapas, por exemplo, ele escreveu: “Não estou no México para salvar um mapa, mas até parece que sim, não olho para as pessoas, não as vejo, tenho-o na mão, é um mapa enorme, enorme, e eu peço apenas o da catedral, compro-o e quando o abro percebo que é bem maior que o da Cidade do México, uma catedral maior que uma cidade...”.
Com textos curtos, mas intensos, o que já é uma das suas marcas registradas, às vezes fica a sensação durante a leitura de Canções mexicanas de que pequenos tremores de terra – também comuns na região evocada – estão sacudindo a cabeça do leitor.
SEMPRE UM PAPO
Lançamento do novo livro de Gonçalo Tavares e debate com a plateia. Hoje, a partir das 19h30, no Auditório da Cemig (Av. Barbacena, 1.200, Santo Agostinho). Entrada franca. Informações: (31) 3261-1501.
Nenhum comentário:
Postar um comentário