Correio Braziliense - 12/11/2013
A loja do futuro terá prateleiras modernas com leiaute
inovador, atendimento personalizado e pagamento por meio do celular.
Essas e outras novidades prometem atrair a atenção de empresários,
gestores públicos, profissionais liberais, especialistas e acadêmicos no
Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços —
Simbracs 2013. O evento começa às 9h30 de hoje e segue até amanhã no
Centro de Convenções. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no
local.
Composto por sete eixos temáticos — empreendedorismo, relações de
consumo, fomento, inovação e negócios, capital humano e indicadores,
desenvolvimento regional e comércio exterior —, o Simbracs apresentará
painéis que discutirão temas como a transição da pequena para a média
empresa, bem-estar do consumidor, competitividade, terceirização, meios
de pagamento, combate à pirataria, compras governamentais, relações
entre franquias, lojistas e centros comerciais.
A novidade desta segunda edição do Simpósio será um espaço de exposição
de soluções inovadoras. Dez entidades, entre elas Associação Brasileira
de Supermercados (Abras), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
(Abrasel), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
(Sebrae), Câmara E-Net (Câmara Brasil de Comércio Eletrônico),
apresentarão as melhores soluções em inovação e tecnologia. A mostra
será composta por loja e restaurante do futuro, plataformas de comércio
eletrônico, além de uso e aplicabilidade de etiquetas inteligentes e
impressoras 3D.
Promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e
pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
(Mdic), o Simbracs faz parte das ações do Plano Brasil Maior e do Plano
Plurianual do governo federal para alavancar o setor. O objetivo é
fortalecer as políticas públicas que promovam a inovação, a
competitividade e a internacionalização do setor terciário brasileiro,
com foco no bem-estar do consumidor. O evento tem o apoio do Serviço
Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Agência
Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
De acordo com o secretário de Comércio e Serviços do Mdic, Humberto Luiz
Ribeiro, os debates que ocorrem no evento contribuem para a formação de
uma agenda de trabalho. “Os assuntos discutidos em 2012 se
transformaram em metas para o evento deste ano, além de contribuir para o
fomento de novas políticas públicas para o setor.”
Segundo ele, o uso do cartão de crédito como pagamento exclusivo nas
compras, um dos temas mais polêmicos do evento do ano passado,
possibilitou a criação de um projeto de lei que pretende desonerar o
gasto com transações e máquinas de cartões ao sugerir a quitação de uma
conta com o uso do celular. “A proposta está em análise no Congresso e
depende de regulamentação do Banco Central. Isso só aconteceu depois de
uma demanda e sugestão do setor e da sociedade civil”, explicou Humberto
Ribeiro. (SO)
Brasil Maior
A primeira edição do Simbracs ocorreu em 26 e 27 de novembro de 2012 e
contou com a participação de 1,6 mil pessoas entre prefeitos,
secretários de governo e entidades sindicais. O evento faz parte do
Plano Brasil Maior, política industrial, tecnológica e de comércio
exterior do governo Dilma Rousseff.
Nenhum comentário:
Postar um comentário