Luis Fernando Verissimo ganhou prêmio com Diálogos impossíveis |
Os grandes vencedores da 55ª edição do Prêmio Jabuti foram Diálogos impossíveis, de Luis Fernando Verissimo, e As duas guerras de Vlado Herzog, de Audálio Dantas. As duas obras leveram os troféus de livros do ano de ficção (ao qual concorrem os vencedores de cinco categorias) e não ficção (disputado pelos ganhadores de 16 das 27 categorias da premiação), respectivamente.
Os nomes foram anunciados em cerimônia realizada na noite de quarta-feira, na Sala São Paulo, na capital paulista. Os autores receberam o troféu Jabuti Dourado e premiação em dinheiro no valor de R$ 35 mil (cada). Os livros foram selecionados entre mais de 650 associados da Câmara Brasileira do Livro (CBL), organizadora da premiação anual.
Dantas passou um ano e meio escrevendo a obra sobre o assassinato do jornalista Vladimir Herzog "e outros 30 anos vivendo essa história", como contou. “Tinha consciência de que meu trabalho era importante e com boas condições de concorrer ao grande prêmio. Mas também sabia que estavam na disputa outras obras muito interessantes e de grande importância, como a biografia de Marighella, do colega Mário Magalhães, mas tinha um fundo de esperança e fiquei muito feliz com a conquista”, disse.
Também durante a solenidade desta semana foram premiados os três primeiros colocados de cada uma das 27 categorias que fazem parte do Jabuti. Os primeiros em cada categoria levaram, além da estatueta, R$ 3,5 mil (cada). No total, 2.107 obras disputaram o prêmio deste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário