Roqueiro que voltou à escola surpreende com autobiografia
Ex-baixista do Guns N' Roses mostra que escreve bem em 'É Tão Fácil - E Outras Mentiras', que chega ao país
Duff McKagan não se perde em mexericos ao narrar sua ascensão, queda e retorno no livro que sai pela ed. Rocco
Thays Bittar - 14.nov.2011/Frame/Folhapress |
Duff McKagan em show da banda Loaded, no festival SWU |
IVAN FINOTTIDE SÃO PAULOPara o anedotário pop, a autobiografia "É Tão Fácil - E Outras Mentiras", do ex-baixista do Guns N' Roses, traz uma revelação estonteante. Quando a banda estourou, em 1988, o vocalista Axl Rose apresentava Duff McKagan no palco como "Duff, o rei da cerveja".
Então o baixista recebeu uma ligação de uma produtora de desenho animado pedindo autorização para utilizar seu apelido como marca de uma cerveja no programa.
Ninguém imaginava que a animação "Os Simpsons" seria um sucesso estrondoso, e que a cerveja Duff, vendida no bar Moe Flamejante, se tornaria tão popular. Por causa da série, hoje são fabricadas cervejas Duff em todo o mundo, inclusive no Brasil.
Tendo deixado sua marca indelével na cultura do século passado, Duff McKagan se propõe agora a contar a outra parte de sua vida: o estrago que as milhares de cervejas fizeram ao seu corpo (teve rompimento do pâncreas em 1994) e à sua carreira.
Mas "É Tão Fácil - E Outras Mentiras" é mais que sexo, drogas e rock and roll.
McKagan, que nos anos 2000 voltou para a escola e estudou economia na Universidade Seattle (ele tem uma empresa que presta serviços de contabilidade para roqueiros), escreve muito bem.
"Em 2008, quando o 'Seattle Weekly' me deu a chance de escrever uma coluna, descobri que, no papel, conseguia articular meus pensamentos e sentimentos de forma mais clara", disse McKagan à Folha.
Além da derrocada, o livro narra sua luta para se livrar dos vícios com a ajuda de corrida, bicicleta, artes marciais e casamento. Ele casou com a modelo Susan Holmes e eles têm duas filhas adolescentes.
O baixista não traz montanhas de mexericos. McKagan busca sempre os dois lados de uma história. A esse respeito, fãs do Guns que já leram a autobiografia de Slash podem ficar com uma dúvida: lá, o guitarrista atribuía o fim do Guns ao estrelismo de Axl e se descrevia como quem ousava enfrentá-lo.
Pois acontece o mesmo aqui, só que, neste livro, quem encara o cantor é Duff.
"A história Slash/Duff/Axl terá sempre três perspectivas", responde o cavalheiro McKagan. "A que está no meu livro é sinceramente a minha. Tenho certeza de que tanto eu como Slash fizemos tudo o que pudemos. Seja lá o que isso signifique."
É TÃO FÁCIL
AUTOR Duff McKagan
EDITORA Rocco
TRADUÇÃO Tiago Lyra e Leonardo Villa-Forte
QUANTO R$ 44,50 (352 págs.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário