segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Clarice Lispector ganha vários eventos para comemorar seu aniversário.- Ana Clara Brant‏

Dia C 

Clarice Lispector ganha vários eventos para comemorar seu aniversário. Debates, leituras e site lembram o legado da autora
 

Ana Clara Brant
Estado de Minas: 10/12/2012 
Se fosse viva, a escritora Clarice Lispector completaria 92 anos hoje. Para comemorar a data, o evento Hora de Clarice será promovido em várias cidades do país. Belo Horizonte não vai ficar de fora da festa para a autora de Perto do coração selvagem e A maçã no escuro, entre outros clássicos.

Hoje à noite, na FNAC do BH Shopping, Wander Melo Miranda, professor de teoria da literatura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), vai analisar obras-primas de Clarice: os romances Água viva e A paixão segundo G. H., além do conto “Amor”. De acordo com o especialista, em todos eles aparece, de modo claro e enfático, a relação da escrita como desconstrução do sujeito e sua busca de “despersonalização” (termo usado pela autora) como forma de atingir o “neutro” – ou seja, a matéria viva da vida.

“A obra de Clarice Lispector está entre as mais importantes criações literárias do século 20. Nela se encenam questões fundamentais d o ser humano. A característica principal da autora talvez seja a entrega à palavra como modo de dar forma ao informe, ao que a palavra não consegue expressar e, no entanto, só pode, paradoxalmente, ser expresso por meio dela”, defende Wander Miranda.

De acordo com o professor da UFMG, Clarice Lispector é a escritora mais estudada atualmente no Brasil. Seu trabalho tem repercussão similar ao do de Machado de Assis, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade. “Internacionalmente, ela é a mais pesquisada. O principal legado que deixou é o amor à literatura e à vida por meio de uma obra singular, única na literatura ocidental”, destaca Miranda.

A partir das 19h, a Livraria Mineiriana promove bate-papo com Marcelo Kraiser, professor da Escola de Belas-Artes da UFMG e doutor em literatura comparada. Ele lançou o DVD Para teus olhos, que reúne 20 videopoemas livremente baseados na obra da escritora.

SITE O Instituto Moreira Salles (IMS) e a Editora Rocco também homenagearão Clarice. Boa parte da programação se concentrará no Rio de Janeiro, com shows, saraus, palestras e bate-papos. Concerto dirigido pelo poeta Eucanaã Ferraz reunirá o ator João Miguel e a cantora Jussara Silveira, entre outros.

A partir de hoje, um site especial (www.claricelispectorims.com.br) vai abrigar e-books, fotos e a comparação de traduções em diferentes línguas de trechos escritos por Clarice, além de aulas do ensaísta Zé Miguel Wisnik, professor de literatura brasileira e compositor. Na página poderá ser encontrada listagem bibliográfica com todos os livros sobre a autora. Cada obra ganhou comentários de especialistas convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário