Ministra disse que Londres e Lisboa devem receber as primeiras unidades, no primeiro semestre de 2013
Ideia é atrair turistas não interessados só em 'futebol e Carnaval', segundo Marta, que não informou custos
Em visita oficial a Londres, ela prometeu inaugurar as duas primeiras unidades na capital britânica e em Lisboa, no primeiro semestre de 2013.
Se sair do papel, a proposta levará ao exterior o nome de uma vitrine eleitoral da petista desde a sua gestão como prefeita de São Paulo (2001-04). CEU é a sigla para Centro Educacional Unificado, misto de escola, complexo esportivo e cultural.
No entanto, os CEUs estrangeiros nada teriam a ver com as escolas da periferia. Segundo Marta, seriam centros culturais dedicados a atrair ao Brasil turistas não interessados exclusivamente em "futebol e Carnaval".
"É uma forma de colocar a presença brasileira, a cultura, e estimular a ida ao Brasil para além do futebol", disse.
Questionada sobre a escolha do nome, a ministra afirmou que os CEUs passariam a ser associados à presidente Dilma Rousseff. "O Lula teve uma marca que foi o Bolsa Família. Alimento. O CEU é o alimento da alma. Pode ser a marca da Dilma."
FINANCIAMENTO
A ministra não informou os custos da iniciativa e disse que poderá recorrer a verbas da União ou a patrocinadores. Ela pedirá ajuda a embaixadores para abrir mais unidades até a Copa de 2014.
O governo federal já mantém ao menos dois órgãos para divulgar a cultura do país no exterior: a Embratur, ligada ao Ministério do Turismo, e o Itamaraty, que tem diplomatas encarregados do setor em todas as embaixadas.
Em Londres, a ministra quer instalar o novo CEU em um imóvel recém-comprado pela embaixada para receber exposições de arte.
No Brasil, Marta já havia rebatizado de CEUs das Artes as Praças de Esporte e Cultura herdadas da gestão da antecessora Ana de Hollanda. Ela disse ter feito uma mudança conceitual no projeto.
Antes de divulgar o novo plano, a ministra se reuniu com a secretária britânica de Cultura, Maria Miller, que relatou suas ações durante a Olimpíada de Londres-2012.Marta pretende levar algumas ideias para o Brasil. "Gostei muito do 'flashbomb'. Marca pela internet e todo mundo se encontra numa praça para um happening", contou.
Esta é a segunda viagem da ministra à Europa desde a posse, em setembro. Ontem, seguiu para Paris, também em caráter oficial, com o marido, Márcio Toledo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário