sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

'Viva Belo Monte!', diz Regina Duarte, sob forte calor

folha de são paulo

Atriz culpa estrutura por pane de ar-condicionado
DIANA BRITOLUCAS VETTORAZZODO RIO"Viva Belo Monte! Essa é a prova de que precisamos de uma nova estrutura em energia. Do jeito que está, não está dando", disse a atriz Regina Duarte, referindo-se à hidrelétrica em construção no rio Xingu, no Pará, enquanto aguardava o embarque, na manhã de ontem, no aeroporto Santos Dumont, no Rio.
A atriz reclamava do sistema de ar condicionado que, mesmo com um plano de contingência desde domingo, ainda apresentava problemas.
"As autoridades, as instituições tinham que começar a levar a sério a [questão de] infraestrutura. Os grandes eventos estão aí, não podemos pagar mico. Está na hora de a gente mostrar o grande país que a gente se tornou e melhorar os serviços."
Segundo a Infraero, o aeroporto opera com mais dois sistemas de ar condicionado desde o domingo.
Após o recorde de 43,2°C registrado na quarta, a temperatura máxima no Rio caiu cinco graus ontem e ficou em 37,3°C, de acordo com o Inmet.
GALEÃO
Deficiências na refrigeração também incomodaram passageiros no aeroporto Tom Jobim, o Galeão. No dia seguinte ao blecaute, uma forte onda de calor tomou conta do Terminal 1. O ar-condicionado só foi totalmente religado na madrugada e até o fim da manhã passageiros ainda reclamavam do calor.
A falta de luz no aeroporto ocorreu por um problema num dos seis transformadores da subestação que fica no local. A causa não foi identificada.
A falha ocorreu às 20h55 e a energia começou a voltar às 21h05. O abastecimento só voltou ao normal uma hora e meia depois. Segundo a Infraero, 19 voos atrasaram, mas nenhum foi cancelado.
O superintendente do Galeão, Emmanoeth Vieira de Sá, admitiu que o sistema elétrico é antigo e que precisa de reforma. Ele diz que já está em curso uma licitação.
Ontem, durante todo o dia, o Rio voltou a sofrer com a falta de energia. Às 22h, os bairros de Santíssimo, Senador Camará e Campo Grande, zona oeste, eram os mais afetados.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário